Beleza/ Lifestyle

Beauty tips para cozinheiras: de jagunça a princesa


Ficar em pé, correndo de um lado para o outro não é exatamente a melhor forma de se sentir confortável e atraente – a não ser que envolva uma grande loja de maquiagem, roupas ou (insira aqui seu item do ♥) e TUDO PAGO.

Sem isso, dentro de uma cozinha, sobra: calor, dor nas costas, DOR nas pernas (e panturrilha em chamas), tornozelos inchados, dedos cortados e a aparência de quem precisa dormir 16 horas.

Dia desses, saí de um trabalho em direção ao outro tão virada no saci que cheguei no carro com os sapatos de cozinha.

Quando mal senti o pé na embreagem, acordei.

Desliguei o carro. Respirei. Me olhei no espelho.

Sobrancelha por fazer, cabelo FUÁ, blusa com um furo no sovaco e  dólmã entreaberta, como se fosse uma jaqueta de couro. Olheiras, rosto pálido e a boca ressecada de quem não via 2 litros de água HÁ DIAS.

A própria jagunça – eu parecia prestes a cometer um crime.


 

Nossa loucura por trabalhar o máximo possível acaba consumindo os poucos minutos de descanso/cuidado e amor próprio.

Conversando com amigas cozinheiras, produtoras, fotógrafas e bombril (profissão mais comum do que se imagina), cheguei à conclusão de que a queixa é sempre a mesma: a gente mergulha tanto no trabalho que esquece que tem uma pessoa habitando nosso corpo – e que é ok pensar em si, se cuidar e coisa e tal.

Outro dia lembrei do “preconceito inverso” que algumas pesquisadoras enfrentavam por serem bonitas demais – como se a beleza fosse um empecilho à inteligência.

Pois se cuidar e querer estar linda é se amar. Isso não é e nunca deveria ser considerado um obstáculo a mandar bem na sua profissão – quem disser o contrário e te tachar de fútil merece um soco, tá?

Aqui, minha listinha de coisas-indispensáveis-que-ninguém-te-conta quando você resolve abraçar o mundo com as pernas. #meninasunidas

beauty tips square

1. Prendedor de cabelo!

Parece bobagem, mas um bom prendedor de cabelo faz toda a diferença. Esses ferrinhos são da Beauty Box e chamam Spin Pin: é só fazer um coque e ir girando o ferrinho.

No fim do dia, ondas de Gisele. ♥

2. Meias de compressão!

Sabe aquele anúncio de meias Kendall do Polishop? Se eu soubesse que ia virar cozinheira, dava tudo pra voltar no tempo e fazer estoque infinito.

Acredita, bonita: elas podem salvar o seu dia! Depois de 8 horas sem usar uma dessas, meu tornozelo parece um daqueles muffins do Starbucks. Dos grandes.

3. Hidratante!

Outro dia, ao chegar em casa, tirei as meias de compressão e tive um acesso de coceira enlouquecedor na batata das pernas. De acordo com minha dermatologista, era causado por ressecamento – óbvio que coçar piorou.

Depois disso, nunca mais esqueci de hidratar bem o corpo todo. MENTIRA, vivo esquecendo. Daí eu lembro, uso sem parar por uma semana, me sinto a diva da hidratação. Esqueço de novo, volto a usar e segue o baile.

Usar hidratante diariamente faz toda a diferença? Sim! Esse Hidratante Cetaphil é muito caro, mas perfeito pra quem tem alergia e/ou pele muito sensível. ♥

4. Hidratante labial!

Muitas cozinhas tem ar condicionado forte – e pode ser que em algumas situações (shit happens!) você tenha que trabalhar debaixo de sol.

Frio e calor ressecam os lábios, e a sensação de boca cortada é uó. Pra resolver, esqueça a manteiga de cacau: Bepantol Derma é vida, nada melhor do que um desses sempre na bolsa.

5. Hidratante facial!

Um bom hidratante que já tem proteção solar corta seu trabalho pela metade pela manhã – e garante rostinho de neném. Adoro esse hidratante facial da Sephora!

Muito adulto usar hidratante facial COM proteção solar. Quando eu não esqueço, óbvio.

lemon pie beauty box cozinho logo existo

6. Um bom sabonete!

Tem dias em que só uma ducha salva.

Tive dias de chegar em casa, entrar no chuveiro e quase dormir. #quemnunca #quemsempre

Pra evitar a mesmice, invisto em uma bobagem que anima a hora do banho: um sabonete diferente! Parece frescura (e é), mas tomar banho com direito a cheirinho de torta de limão é realmente um luxo!

7. Não esqueça das cutículas!

Se ir ao salão é missão impossível (e cara), pelo menos não esqueça de hidratar mãos e unhas: manipulador de alimentos não pode usar esmalte (triste), e nossa unha tem que estar curta, curta. Hidratação é o mínimo.Tenho essa Cerinha da Granado e ela é ótima pra hidratar a cutícula.

Sempre que lembro de usar fico olhando a mão depois, pensando: ó que trabalho bem feito, economia de 50 reais no salão. Como volta e meia esqueço, comecei a andar com essa canetinha dentro da bolsa: é um óleo que hidrata imediatamente, coisa fina e barata da Granado. Amei!♥

granado


Extras:

  • Bala de menta e desodorante na bolsa. Nunca se sabe…
  • Água termal é um luxo, mas disfarça a cara de cansaço!

E aí, curtiram? Quem mais tem dicas pra sobreviver a dias intensos com dignidade?

Você também irá gostar de ler:

8 Comentários

  • Reply
    Thais
    09/08/2016 at 12:56 pm

    Amei Manu!
    Já que estás na cozinha… rodelas de pepino para a área dos olhos!
    Beijos

    • Reply
      Manu
      11/08/2016 at 9:07 pm

      Hahaha!!!
      Poxa Thais, quem dera poder fazer isso! =D

  • Reply
    Janet Jabour
    09/08/2016 at 2:40 pm

    Adorei ! Minha bolsinha de livreira é bem parecida apenas tenho dorflex para alguma urgência bjs ! ❤️?

    • Reply
      Manu
      11/08/2016 at 9:08 pm

      Janet,
      Imagino!!! Escova de dente, pasta, um bom hidratante… =)
      Bjo grande!

  • Reply
    Taiana
    09/09/2016 at 12:08 pm

    Ótimo!!!! Meia Kendall salva mesmo, uso em voos longos também =)

    • Reply
      Manu
      24/11/2016 at 1:30 pm

      Taiana,
      Salva!
      Usei na última viagem que fiz e cheguei “nova”, rs! =)
      Bjo grande

  • Reply
    Ana Ligia Záccaro Vaz
    25/10/2016 at 12:52 am

    Achei uma delícia, não consigo parar de ler, tantas coisas superbacanas, que animam também quem já está nessa estrada há uns 35 anos pelo menos, mas isso que é maravilhoso, o NOVO, o DIFERENTE, o INUSITADO, o DELICIOSO, tudo junto. e a CORAGEM de ir em frente no desconhecido mas FASCINANTE mundo dos alimentos, tão gostosos e lindos. Uma verdadeira benção do CRIADOR. Parabéns por você ter descoberto e optado por esse caminho da arte ligada a vida.
    E você é bem engraçada, fico rindo dos seus textos, obrigada. você me animou bastante. Também preciso fazer algumas mudanças. Sucesso em tudo que fizer.

    • Reply
      Manu
      24/11/2016 at 1:32 pm

      Ana Ligia,
      Muito sucesso pra você também.
      Você disse que já está nessa estrada há uns 35 anos… que honra poder escrever e te animar. Obrigada por passear por aqui.
      Beijo grande!

    Deixe um comentário