Café da manhã/ Receitas/ Sucos e Smoothies

Chocolate Quente do Brasil: Pará, Belém, Combu.

Sabe quando a gente precisa fazer uma coisa, mas começa a pensar muito antes de fazer? Comigo é assim: se penso muito, ela acaba não acontecendo.

E se tem uma coisa que aprendi que funciona, é a minha intuição, o meu instinto, o fazer acontecer. A dúvida pode ser o caminho da procrastinação e a diferença entre ser uma pessoa que divaga e uma que realiza.

Pensa muito não: vai e faz.

Dia desses, no caminho de realizar várias coisas, tinha uma tarde bem fresquinha, um leite de castanha do Pará e um Chocolate da Ilha do Combu. ♥

chocolate quente da ilha do combu belem para cozinho logo existo 1

A Ilha do Combu fica em Belém, Pará, e a responsável por produzir essa maravilhosidade é Dona Nena, que no quintal de casa, comanda o moinho de cacau.

E que cacau. E que lindo esse chocolate artesanal.

Do quintal de Dona Nena, na Ilha do Combu, sai essa pérola brasileira: puro chocolate, sem açúcar, quase uma poesia de tão perfumado. Embrulhado na folha do cacau, amarrado com laço de folha de açaí. Um amor, um amor.

É daqueles ingredientes que você pega, olha e sabe que é bom.

E é nosso. É brasileiro.

Tem que ter respeito por uma coisa tão linda.

chocolate quente da ilha do combu belem para cozinho logo existo 3

Encomendei esses pra minha mãe, que esteve em Belém no último mês – e se encantou com tudo o que viu, comeu e bebeu por lá – e não foi pouco: chocolate, pimentas, cheiros, cheiros verdes, jambu, cachaças, tapiocas, farinhas, castanhas – e suas farinhas – , peixes – e suas farinhas -, temperos, frutas, cerâmica, “égua!” e o Brasil de Belém.

E olhar aquele desembrulhar de cerâmica marajoara, de farinha, de cada chocolate: que deslumbre.

Pensei nos amigos que moraram lá e de como se lembram dessa terra com tanto carinho. Só de olhar, pensava: Belém, Pará, que coisa linda. Senti uma energia muito boa em tudo o que chegou até as minhas mãos e quis pertencer àquele lugar.

Ok, é oficial: estou morrendo de amores pelo Pará e ainda não pisei lá.

No meio de tanto amor, juntar as maravilhosas Castanhas do Pará com o maravilhoso Chocolate da Ilha do Combu foi a combinação mais óbvia e linda.


chocolate quente da ilha do combu belem para cozinho logo existo 7

Leite de Castanha do Pará não é novidade aqui no blog: a diferença é que deixei esse um pouco mais cremoso do que o original. As castanhas devem ficar de molho por 24 horas (trocando a água algumas vezes), ser bem batidas e não precisa passar pela peneira ou saco de leite vegetal. O leite ficou mais denso, e acertei em cheio: o chocolate ficou cremoso.

Leite pronto, ralei uma quantidade de chocolate suficiente para deixar ele bem chocolatoso: um pouquinho já faz um estrago, mas eu quis muito. Ele não fica muito escuro, mas acredite: o sabor fica incrível.

Ai, que delícia.


chocolate quente da ilha do combu belem para cozinho logo existo 5Chocolate Quente do Pará:

  1. Levar ao fogo o leite e o chocolate ralado, mexendo sempre para dissolver o chocolate.
  2. Assim que a mistura ferver, retirar do fogo, adoçar com melado e servir.

Dicas:

  • Resista à tentação de colocar canela: sinta o gosto bom do chocolate e das castanhas, curta os ingredientes.
  • Esse Chocolate é feito de forma artesanal por Dona Nena e vendido na Ilha do Combu, que fica a 15 minutos de barco de Belém. Também é encontrado na Mercearia Remanso, do restaurante Remanso do Bosque, que além de fazer uma sobremesa incrível inspirada no Combu, entrega alguns produtos pelo Brasil. Vale se informar pelo telefone (091 3347-2829), email (contato@restauranteremanso.com.br) ou instagram (@remansodobosque).

Adocei com melado. A gosto, que pra mim, foi quase nada.

Queria o amargo do chocolate, sem distração no meio do caminho. ♥


Você também irá gostar de ler:

4 Comentários

  • Reply
    Isabella
    21/05/2015 at 7:01 pm

    Manu, tenho uma amiga que é paraense. Recentemente, ela voltou de lá cheia de sabores que eu nunca sonhei experimentar. Depois disso, também me apaixonei pelo Pará e quero muito conhecer.

    • Reply
      Manu Alves
      21/05/2015 at 9:58 pm

      Bella,
      Então com certeza você me entendeu! As bolsas de viagem de quem volta de lá são muito mais incríveis do que qualquer mercado europeu, hahaha!!! <3
      Bjo grande, tô com saudade.

  • Reply
    Cristiane
    11/06/2015 at 5:01 pm

    Oi Manu, cheguei ao seu blog por acaso mas já me “apaixonei pelo jeito apaixonante” que você falou sobre a minha linda Belém do Pará. É isso mesmo, e muito mais! Cheia de encantos e uma formosura sem igual. Se vier por aqui, me procure, terei o maior prazer de te mostrar! Virei sua fã! :*

    • Reply
      Manu
      15/06/2015 at 10:55 pm

      Cristiane,
      Bem vinda! =)
      Estou louca pra conhecer a sua terra! Venha sempre aqui, você é muito bem vinda!
      Bjs

    Deixe um comentário