Bem estar/ Lifestyle

Cinco hábitos para uma vida mais saudável.

Sei que vocês querem ver receitas, mas muitas vezes, é importante a gente falar sobre os benefícios de incorporar alguns hábitos saudáveis no nosso dia a dia.

Às vezes nossa vida fica tão corrida que a gente acaba se esquecendo de coisas simples, mas que fazem toda a diferença – tanto na pele quanto na hora de subir na balança. Duvida? Experimente incorporar esses hábitos durante sete dias: no mínimo, você vai terminar a semana com um sorriso no rosto! ♥
aguas aromatizadas cozinho logo existo

1. Beba Água!

Esse é, provavelmente, um dos hábitos mais importantes. Água hidrata o nosso corpo, melhora a pele, o intestino, funções renais, dá disposição e vitalidade. Sentiu fome em uma hora que não deveria (ex.: logo depois do café da manhã)?

Experimente beber um copo de água, às vezes essa “fome” fora de hora é apenas sede!

Os especialistas recomendam que a gente consuma pelo menos 2 litros de água diariamente. Como sei que muita gente possui dificuldade para beber água pura (eu mesma, às vezes, acabo me esquecendo), acho que a dica das águas aromatizadas vale muito!

Água bem fresquinha acompanhada de ingredientes como limão, hortelã, alecrim, frutas vermelhas (descubra sua combinação preferida!) e bastante gelo, hidrata, entrega benefícios e ainda tem um sabor delicioso!

Minhas combinações preferidas são:

  • Manjericão, rodelas de gengibre e cardamomo + água com gelo
  • Limão siciliano, hortelã e 1 pau de canela + água com gelo

Agora é só usar a criatividade!


 

cozinhe suas proprias refeicoes cozinho logo existo

2. Cozinhe Suas Próprias Refeições

Cozinhar tem um efeito transformador.

Depois de entender como é o processo – e o que se usa em cada receita, dificilmente você vai encarar comida de restaurante ou pacotinhos semi prontos com os mesmos olhos.

Não dá tempo de fazer almoço todos os dias? Cozinhe seus lanchinhos: leve um bolinho saudável para comer de tarde, pão de chia ou até mesmo palitos de legumes para comer com pasta de cenoura ou hummus!

Cozinhar com menos gordura, caprichar nos ingredientes, escolher cada item com carinho e provar, ajustando tudo ao seu gosto é um luxo e também te ajuda a ter uma vida mais saudável. Alimentação consciente é tudo, e cozinhar faz parte desse processo!


consumir graos cozinho logo existo

3. Consuma Grãos!

Consumo grãos diariamente: além de serem uma boa fonte de energia, muitos deles contém bastante proteína (caso da quinoa e do grão de bico), um nutriente tão necessário para quem está em processo de transição ou já aderiu a uma dieta vegetariana.

Além de fazerem parte de uma dieta balanceada, grãos integrais garantem saciedade por mais tempo. Não precisa ser nenhum especialista para saber que na disputa entre arroz branco x  arroz integral, o branco dá fome muito mais rápido! Isso faz parte da observação dos efeitos dos alimentos no nosso corpo, sabem?

Para quem está fazendo dieta, incluir grãos no cardápio é uma boa: dificilmente a gente vê opções muito engordativas com os grãozinhos! Com todos os grãos citados acima dá pra gente fazer saladas riquíssimas: grão de bico, arroz integral, ervilhas, lentilhas, arroz vermelho, quinoa… só aqui no blog, olha quantas opções com grãos eu já postei:

frutas vermelhas cozinho logo existo

4. Coma Frutas Vermelhas!

Quando a gente pensa em frutas vermelhas, logo vem à mente morangos, mirtilos e framboesas, que são uma delícia! ♥ Além delas, que tal adicionar jabuticaba, pitanga, acerola à nossa vida? São as nossas berries, tão lindas, deliciosas, funcionais e repletas de antioxidantes.

Basta adicionar um punhado ao iogurte, mingau (amo!) ou simplesmente levar na lancheira pra quando bater aquela fome no meio da manhã. Também ficam incríveis recheando uma tapioca com manteiga de amêndoas… ai, deu fome!

É tão importante consumir alimentos ricos em antioxidantes porque nosso corpo faz um esforço enorme apenas para se manter vivo: quanto maior esse esforço, mais produzimos os chamados “radicais livres”, que geram danos oxidativos (vai ser papo para um post mais longo, ok?).

Nosso corpo produz moléculas antioxidantes para se proteger? Sim! Mas quanto maior for o nosso suprimento de antioxidantes, maior a possibilidade de nos mantermos livres de doenças.

Frutas vermelhas são importantíssimas estão especialmente ligadas à prevenção do crescimento de tumores e células cancerosas.

Dado chatinho, mas muito importante: as frutas vermelhas são extremamente delicadas, então muitos agricultores utilizam quantidades massivas de pesticidas nas plantações de frutas vermelhas. Pra conseguir todos esses benefícios, melhor seria se todos nós tivéssemos acesso ao consumo de orgânicos.

Não dá pra consumir orgânicos? O custo para o pequeno produtor ainda é muito alto e ele não consegue chegar na feira e competir com os grandes produtores? Consuma as frutas. O primeiro passo já foi dado, e acredito que em um futuro próximo os orgânicos serão uma realidade acessível a todos.

O melhor mesmo é comer jabuticaba direto do pé, mas acho que a gente já passou da idade… ou não, né!!


ervas frescas cozinho logo existo

5. Consuma Ervas Frescas Diariamente!

Eu amo ervas! Amo usar meus temperinhos e dar uma dose extra de vida para a comida. Adicionado com amor, um galhinho verde é sempre bem vindo e coroa qualquer prato com louvor.

Aqui em casa a gente tem Alecrim, Capim Limão, Sálvia, Estragão, Manjericão, Coentrão (PANC linda, divina e maravilhosa que eu tanto amo), Hortelã e Ciboulette. A Lavanda e o Tomilho Limão não resistiram ao calorão do Rio de Janeiro, infelizmente.

Ter ervas frescas sempre à mão ajuda a dar vida aos pratos: às vezes, umas folhinhas deixam a receita com outra cara – e muito mais saborosa! Além de tudo isso, já parou pra pensar nas propriedades energéticas das ervas? Umas afastam o mau olhado, outras garantem prosperidade, abrem a mente e deixam até a gente pronta pra receber as bênçãos do Ano Novo! Bora adicionar ervas na Ceia?

Um vaso de manjericão garante um Molho Pesto delicioso. Aliás, confere uma lista de receitas aqui do blog usando ervas, ervas e mais ervas:

 

Além de todos os benefícios, não dá pra negar que um vasinho deixa qualquer sacada mais charmosa, vai?


  • Gostaram do post? Deixem mais dicas nos comentários!♥

Você também irá gostar de ler:

2 Comentários

  • Reply
    Bel
    04/01/2016 at 12:48 pm

    Tudo que você escreveu, Manu, é super válido. O que venho trazendo mais pra minha vida é o hábito de comer sementes. Então coloco chia e quinoa nos meus lanches e não abandono o feijão. Água sempre bebi bastante e tento beber mais de 2 litros nessa época. Cozinhar é o mais complicado pela rotina mas é uma meta pra esse ano.

    https://oladobeldavida.wordpress.com/

    • Reply
      Manu
      04/01/2016 at 1:01 pm

      Muito bom, Bel!
      Vou falar um pouquinho sobre sementes em breve, você tá indo super bem!!
      Cozinhar realmente pode ser um pouco complicado, mas o desafio é encaixar esse ato na rotina. <3
      Bjo grande e um 2016 incrível pra nós!

    Deixe um comentário