Comidinhas/ Receitas

Coleslaw Funcional com Maionese de Linhaça

Outro dia, minha amiga Carol me mandou fotos de uma salada belíssima que ela fez (ela é fera na cozinha)! Fiquei morrendo de vontade de fazer o tal Coleslaw (que tradicionalmente leva repolho e maionese), meu estômago gritava siiimmm mas minha mente gritava nãaaooo…
Me restou viajar na possibilidade de fazer uma versão mais light do pratinho, pra aplacar minha vontade, que estava incontrolável.
Dei uma enriquecida com cenoura ralada e pimentão e modifiquei uma receita antiga de um molho maravilhoso servido em um restaurante em Florianópolis, o Hippo (pra mim, o melhor mercado de Floripa – disparado). O molho original, que levava até semente de papoula, virou uma maionese de linhaça!
A dica é: faça o molho antes e deixe ele na geladeira enquanto prepara os outros ingredientes. Se sentir falta de uma proteína, pode adicionar frango desfiado.
coleslaw funcional com falsa maionese de linhaca cozinho logo existo
Coleslaw Funcional:
1/2 repolho picado em fatias fininhas (usei dos 2 tipos: roxo e verde)
1 cenoura ralada
1/2 pimentão cortado em cubinhos
um punhado de salsa picadinha
Ferva um pouco de água e escalde o repolho por uns 30 segundos. Escorra toda a água, espere ele esfriar e misture aos demais ingredientes. Cubra com o molho, misture bem e sirva geladinho.
Maionese de linhaça:
1/2 cebola roxa
1/2 xícara de azeite extra virgem
3 colheres de sopa de mel ou calda de agave (pra tornar a receita vegana, aí sim com 100% ingredientes de origem vegetal)
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
2 colheres de sopa de água
sal e pimenta a gosto
Jogue todos os ingredientes no liquidificador e bata até a cebola ter se desmanchado completamente. Prove os ingredientes e ajuste o tempero. Se estiver muito doce, não jogue sal: é melhor espremer um pouquinho mais de limão antes de carregar no sódio! O molho fica um pouco líquido mesmo. =)

Você também irá gostar de ler:

2 Comentários

  • Reply
    Salada Crocante de Frango | Cozinho, logo Existo
    07/04/2015 at 6:33 pm

    […] minha tradicional maionese de linhaça, que já tinha dado as caras aqui quando ensinei a fazer o Coleslaw Funcional. Fiz algumas alterações (usei cebola branca, vinagre branco e diminui o mel) para ela se […]

  • Reply
    Chá de Gengibre com Limão | Cozinho, logo Existo
    01/05/2015 at 11:58 am

    […] anos, e quem me passou a dica foi a Carol, uma amiga querida (que também me inspirou a criar o Coleslaw Funcional). É bem simples de fazer e pode ser consumido quente ou […]

  • Deixe um comentário