Comidinhas/ Receitas

Como cozinhar Quinoa – dicas e curiosidades.

Pensei bastante antes de escrever esse post, pois em todas as minhas receitas com quinoa acabo incluindo o preparo da quinoa nas instruções, desde o tempero até as proporções.

Como muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto, achei melhor fazer um post exclusivo pra diva da minha cozinha: a lindinha da Quinoa. ♥

Considerada uma superfood por vários especialistas e alguns nutricionistas, a Quinoa é, realmente, uma semente versátil e especial. Sim, você leu direitinho:

Quinoa é uma semente.

 

Assim como outros grãos e sementes, ela contém uma substância chamada saponina no seu exterior. A saponina é um composto defensivo presente em algumas plantas, e sua estrutura é muito parecida com a do sabão. Sabem quando a gente lava lentilha, feijão e quinoa, e às vezes aparece uma espuminha parecida com detergente? É a saponina.

Para eliminar a saponina os grãos e sementes devem ser lavados e esfregados debaixo de água corrente. 

A quinoa não deve ser deixada de molho – pelo menos não por períodos prolongados e definitivamente, não com o objetivo de retirar a saponina – pois o molho faz com que ela se deposite dentro da semente, ou seja, o efeito vai ser o contrário. Quer retirar? Lave em água corrente e pronto.

Originária da América do Sul (oba, é coisa nossa!!!), rapidamente se tornou a queridinha das dietas e de muitos veganos e vegetarianos, por seu alto teor de proteína de qualidade.

É importante falar da qualidade da proteína da quinoa pois ela é um dos poucos alimentos que contém todos os aminoácidos essenciais. Essa informação é especialmente boa para vegetarianos em transição, ou mesmo quem possui dúvidas sobre a qualidade das proteínas em uma dieta vegana ou vegetariana.

Acho super importante a gente buscar informação de qualidade e confiável, e muitas amigas que passaram por mudanças alimentares, tiraram várias dúvidas comigo. Mas no caso da transição, eu sempre recomendo que procurem um profissional especializado: uma mudança tão significativa como essa merece muito carinho e informação mesmo!

Além de ser muito proteica,  a quinoa é rica em ácido oleico (mesmo do abacate, excelente para a pele e melhor amigo na hora de baixar o colesterol ruim, lembram?), vitamina E, quercetina e quenferol (antioxidantes poderosos que auxiliam no combate aos radicais livres).

Se você consumir a quinoa vermelha, ainda garante uma dose de betacianina (que é o mesmo pigmento vermelhinho da beterraba, e também funciona como um antioxidante)! Gosto de fazer um mix com quinoa branca e vermelha – às vezes já encontro essa misturinha pronta no mercado, acho que fica um charme nas saladas.

É uma semente de fácil digestão – dificilmente você vai se sentir pesado depois de comer salada de quinoa -, boa fonte de proteínas, não contém glúten e é rica em óleos maravilhosos para nosso corpo e antioxidantes incríveis. Como não amar? ♥

Eu não refogo ou coloco grandes extravagâncias de tempero durante o cozimento – prefiro temperar minhas sementinhas depois. O máximo é adicionar sal e pimenta do reino a gosto. Depois de pronta, gosto de adicionar várias ervas frescas – que combinam perfeitamente com ela e com os acompanhamentos que você escolher: hortelã, manjericão, coentro, salsa, tomilho.

Para temperar, aposte no combo ervas, limão, azeite e sal.

LOGO COZINHO LOGO EXISTO COMO COZINHAR QUINOA

A primeira dica é: o cozimento da semente depende do ponto que você quer. Para grãos mais firmes, uso uma proporção de 1 para 1,5 (1 parte de quinoa para 1,5 parte de água). Quando quero grãos mais macios, uma proporção de 1 para 2 (por ex.: 1 xícara de quinoa para 2 xícaras de água).

Quinoa

  • 1 xícara de quinoa
  • 2 xícaras de água filtrada
  • uma pitada de sal
  • uma pitada de pimenta do reino
  1. Em uma panela, coloque a quinoa, água, sal e ervas e cozinhe em fogo baixo.
  2. Quando a água estiver terminando de secar, desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos.

Dicas:

  • Adicione um dente de alho inteiro (com casca) e uma folhinha de louro ao cozimento, ela fica super saborosa! Quando ficar pronta, é só retirar o alho e o louro, esmagar o alho e adicionar como tempero. Ele ficará cozido e super macio.
  • Tempere a quinoa ainda quente, nessa ordem: sal, pimenta, limão e ervas. Misture tudo e por último, regue com azeite.
  • Adicione frutas secas, nuts, sementes de girassol… depois que a quinoa estiver fria, sirva por cima de uma cama de folhas bem temperadinhas. Fica delícia!

Aqui tem uma lista incrível de receitas com quinoa que já preparei no blog, dá uma conferida:

  • Agora não tem mais desculpa, né? Se você também ama quinoa deixa um comentário! ♥

Você também irá gostar de ler:

12 Comentários

  • Reply
    Salada de Quinoa | Cozinho, logo Existo
    06/01/2016 at 4:02 pm

    […] Salada de Quinoa:   1 xícara de quinoa (Como cozinhar Quinoa) 1 cenoura grande ralada 1 abobrinha picada 1 tomate picado (sem sementes) Um punhado de salsa […]

  • Reply
    Hambúrguer (Almôndegas) de Quinoa com Carne | Cozinho, logo Existo
    06/01/2016 at 4:05 pm

    […] *Antes de mais nada: cozinhe a quinoa em uma proporção de 1 parte de quinoa para 2 partes de água.Pra ficar mais fáci… ♥ […]

  • Reply
    Salada Morna de Quinoa | Cozinho, logo Existo
    06/01/2016 at 4:06 pm

    […] Cozinhe a quinoa (Como cozinhar Quinoa). […]

  • Reply
    Quinoa Burger – Burger de quinoa e batata doce | Cozinho, logo Existo
    06/01/2016 at 4:10 pm

    […]   * Para cozinhar a quinoa, veja instruções nesse post: Como Cozinhar Quinoa. **Use +- meia batata doce. Descasque, pique, coloque numa panela com água e cozinhe por uns 10 […]

  • Reply
    Assado de Quinoa | Cozinho, logo Existo
    06/01/2016 at 4:11 pm

    […] até secar a água. fim.   Pra quem ainda ficou com dúvida ou quer informações mais ricas: Como Cozinhar Quinoa.   É, acho que mais fácil do que isso NÃO TEM COMO. E olha como ela é versátil: salada, […]

  • Reply
    Talita
    08/01/2016 at 1:30 pm

    Amo! pena que aqui custa uma fortuna e na Bolívia, Peru, é muito barato, comida trivial.

  • Reply
    Jennifer
    13/01/2016 at 3:53 pm

    Caramba Manu, sempre deixei de molho achando que ela era igual aos outros grãos! Muito bom saber rs
    Beijocas

  • Reply
    Liliane machado
    21/01/2016 at 9:40 pm

    É sensacional mesmo. Infelizmente, como tudo que entra na moda, a quinoa, base da alimentação dos índios peruanos, não pode mais ser consumida por eles porque ficou muito caro para nós poderem come-la.

  • Reply
    Sheila Sabino
    05/08/2016 at 11:40 am

    Manu, adoro quinoa! E com certeza irei testar algumas dessas receitas.
    Suas dicas são valiosas. Muito obrigada! Bj Sheila

    • Reply
      Manu
      05/08/2016 at 11:36 pm

      Oi Sheila, tb amo quinoa!
      Se fizer alguma receita, me marca no fb ou no insta.
      Que bom que você gostou do post.
      Bjo grande!

  • Reply
    Edna Mara Pereira
    23/11/2016 at 4:56 pm

    Boa tarde!

    Estou com muita vontade de experimentar a quinoa, mas gostaria de saber…E quanto ao óleo, não é colocado junto com alho e cebola para refogar como se faz com o arroz?

    Um grande abraço.

    • Reply
      Manu
      24/11/2016 at 9:16 am

      Oi Edna.
      Eu não refogo a quinoa – e nem o arroz integral, rs!
      A quinoa, tradicionalmente, não precisa de refogados para ser cozida. Em muitos países, o arroz também não é refogado – apenas cozido em água com alguns temperos.
      É um jeito diferente de cozinhar do nosso: nós, brasileiros, temos o costume de refogar grãos, mas te garanto que sem refogar também ficam ótimos – e você ainda economiza alguns ingredientes.
      Abraços!

    Deixe um comentário