Café da manhã/ Receitas/ Sobremesas

Bolo de cenoura com côco

Essa receita rendeu um bolo bem molhadinho, daqueles gostosos pra se tomar com uma boa xícara de café quentinho. <3 A receita é enorme: fiz em uma assadeira retangular, esperei esfriar, cortei em inúmeros pedacinhos e congelei o bolo.Quando bate o desespero por um doce no café da tarde, 1 minutinho no micro resolve o problema. Inclusive, comi um bolinho desses enquanto esperava meu iPhone ser RESTAURADO por causa da maledeta atualização 8 do IOS e se tornar o telefone mais lento e travado de todos os tempos. E olha que uso um 5S com espaço de sobra… essa atualização é cilada, Bino!
A verdade é que cada vez que invento de fazer um bolo novo, fico com AQUELE medinho de fazer besteira. É, sim, mais fácil cozinhar com ingredientes “gordinhos”. Mas olha, o universo tem sido generoso e a maioria das receitas tem dado certo. Iei!!! =)
Esse bolo não cresce muito, fica baixinho mas é bem gostoso. A receita é grande e requer um pouco de organização prévia. Vamos cuidar do mise en place:1) tem que misturar as farinhas antes (o creme de arroz e a fécula de batata, é só medir e colocar as duas em um pote para usar na hora que a receita pedir)
2) ralar a cenoura em um ralador fino – é o caso de trabalhar o muque, porque é BEM CHATO ralar a cenoura fininha, eu usei umas 2 cenouras nessa receita e já não aguentava mais ralar.
3) pode usar côco ralado fresco ou o de saquinho – sem ser adoçado. é só medir 1 xícara e jogar um pouquinho de água quente (pra hidratar os flocos). hidratou? escorre a água (com a mão, apertando) e é só usar.

 

Bolo de Cenoura com Côco (sem glúten e sem lactose)
 
3 ovos
1 xíc.  óleo de canola/côco
1 xíc. açúcar demerara
2 col de chá de canela moída
1/4 col de chá de noz moscada 
3/4 xíc. creme de arroz (apesar do nome, é um tipo de farinha)
3/4 xíc. fécula de batata
2/3 xic. leite de amêndoas (receita aqui – ou outro leite de sua preferência)
1 col sopa fermento
1 pitada sal
2 xíc. cenoura ralada no ralo fino
1 xíc. coco ralado


Em um bowl, bata os ovos, o óleo, açúcar e os temperos (canela e noz moscada). Pode usar um batedor de arame. Junte metade da mistura de farinhas e bata até ficar incorporado. Adicione o leite de amêndoas, misture bem e em seguida junte o restante das farinhas, mexendo até a massa ficar lisinha. Em seguida, junte o sal, fermento, cenouras e o côco, misturando bem todos os ingredientes.
Despeje a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada, e leve para assar em forno pré aquecido a 180º por aproximadamente uns 45 minutos – até o bolo ficar bem dourado e lindo. <3


This recipe made a very moist cake, perfect with a nice cup of freshly brewed coffee. It’s a huge recipe: I made it in a big square baking tin, waited until it was cool enough for me to cut it into small pieces and froze it.

Now, whenever I’m in a desperate craving for some CAKE, all I have to do is heat it for 1 minute in the microwave. =)

This cake doesn’t grow a lot, or gets particularly fluffy: it’s a moist cake, but quite delicious. Since it’s a big recipe, it does require some mise en place:

1) you have to previously combine the flours (rice and potato starch, just measure them and set them aside)
2) the carrot has to be finely grated – and it requires some work, since you need 2 cups full of finely grated carrots… quite boring, I had to do it with 2 carrots.
3) you can use fresh or dry coconut (no sugar added).


Gluten and Dairy Free Carrot Coconut Cake:
 
3 eggs
1 cup coconut/canola oil
1 cup demerara sugar
2 tsp grounded cinnamon
1/4 tsp grounded nutmeg
3/4 cup rice flour
3/4 cup potato starch
1 tbsp baking powder
1 pinch of salt
2 cups grated carrot
1 cup shredded coconut
 
In a bowl, mix the eggs, oil, sugar and spices (cinnamon and nutmeg). You can use a fouet. Add half the flour, beat until incorporated. Add the milk, stir until combined and add the remaining flour. Add the baking powder, salt, carrot and coconut. Mix everything until evenly combined.
Pour the cake batter into a square baking tin and bake the cake in a pre heated oven at 180º for about 45 minutes, or until cake gets cooked, golden and amazing. <3 

Você também irá gostar de ler:

Esse post ainda não tem nenhum comentários

Deixe um comentário