Drinks/ Receitas

Como fazer Cold Brew em casa

Quem ama café sempre acaba dando um jeitinho de degustar, mesmo no calor!

Não abro mão de um espresso, mas confesso que em dias de muito, mas muito calor, minha primeira opção é sempre um cold brew! Na Itália, em junho as temperaturas já estavam lá no alto, mas eu ainda precisava de uma dose de cafeína pra aguentar o tranco do dia…

Quando comecei a achar que o cold brew da cafeteria era muito caro, perguntei na maior cara de pau pro dono do café como ele fazia – e ele, fofo, me ensinou! ♥

Primeira coisa: cold brew não é a mesma coisa que iced coffee.

Cold brew é uma bebida gerada a partir de uma infusão em água fria: o grão é deixado em contato com água fria durante várias horas e ocorre transferência de sabor (teoricamente uma infusão envolve água quente, mas no cold brew a extração do sabor é feita assim, a frio – e quase ninguém usa o termo maceração).

Iced coffee é uma bebida feita com café obtido a partir de métodos quentes. Uma vez pronto, o café é resfriado. Coado, filtrado, espresso, french press… dá pra obter iced coffee a partir de qualquer um deles.

Segunda coisa: a moagem dos grãos não pode ser muito fina.

Se você usar o café já moído, procure por embalagens que tenham escrito: “prensa francesa”. É uma moagem um pouco mais grossa. Caso você use pós finos “tradicionais”, o café resulta troppo amaro – amargo demais. Eu amo amargo. Mas detesto amargos ignorantes, aqueles que não respeitam a harmonia dos sabores.

Para mim, o ideal é uma moagem assim:

Sobre moedores:

Eu uso um moedor da Hario que é muito, muito bom. Antes de comprar um, usava liquidificador. É chato pra controlar a moagem e tem que raspar com uma espátula depois, mas ninguém morre por causa disso.

Se não tiver um moedor de grãos, não desanime: para moagens mais grossas, vá de liquidificador e não se fala mais nisso. Falta de equipamento não pode ser desculpa, se a gente consegue se virar de outro jeito.

Dica: vá pulsando o liquidificador aos poucos para controlar o tamanho dos grãos. 

Nesse cold brew, usei grãos 100% arábica, de uma fazenda que fica em Senhora dos Remédios, MG: chama Cantagalo Cafés. Absolutamente delicioso. Foram 50 g de café para 600 ml de água, ou seja, uma proporção de 1:12 (1 parte de café para 12 partes de água).

Moí o grão, adicionei água, tampei a prensa francesa (sem apertar) e deixei na geladeira – depois é só apertar até o fim que o grão fica no fundo e o cold brew tá pronto.

Na Itália não tinha moedor, não tinha liquidificador, não tinha prensa francesa e nenhuma das minhas frescuras de fazer café. E aí? Comprava o pó mais grosso, misturava com água em um pote de plástico, deixava na geladeira e depois passava em coador de papel. Simples assim.

Aguardei 22 horas, mas se você for impaciente, pode coar a partir de 12 horas de descanso.

Depois de coar, guarde em uma garrafa ou pote bem fechadinho na geladeira. Dura umas 2 semanas (até mais), mas você vai acabar com ele bem antes disso!

Cold Brew

Print Recipe
Serves: 4 Cooking Time: 12 a 24

Ingredients

  • 50 gramas de café de boa qualidade
  • 600 ml de água filtrada

Instructions

1

Moer o café - moagem mais grossa, própria para french press.

2

Em um recipiente ou uma prensa francesa, misturar água fria e o café.

3

Tampar (se usar prensa, não apertar até o fim) e deixar repousar em geladeira por pelo menos 12 horas.

4

Ao término do tempo, coar o café até que não restem resíduos de grãos (no caso da prensa, basta apertar o êmbolo até o final e transferir o líquido para outra garrafa).

5

Manter conservado em geladeira por até 2 semanas.

Gosto de tomar puro, com bastante gelo. É uma bebida de baixa acidez – você vai sentir o sabor do café, aquele amargor agradável que “não ofende”, consigo tomar sem açúcar, acho divino!

Também funciona misturar com água com gás. Adoçar um pouco. Juntar hortelã. Canela. Fazer metade leite, metade cold brew… amo! ♥

Você também irá gostar de ler:

2 Comentários

  • Reply
    Thais
    08/08/2017 at 10:35 am

    Manu!
    Você voltou!
    Amei o cold brew!
    Baci

    • Reply
      Manu
      08/08/2017 at 10:37 am

      Ciao, bella! =D

    Deixe um comentário