Café da manhã/ Receitas/ Sucos e Smoothies

Como fazer: Leite de Côco

Mais uma vez, estou impressionada com a riqueza da natureza. Não é que a gente não saiba das coisas, mas ver a transformação bem diante dos seus olhos e sem esforço é algo.
Côco fresco e água morna. É só o que você precisa pra se livrar da garrafinha que parece inocente, mas é cheia de Conservante, Acidulante e Espessante.
Nossos olhos são tão (mal) acostumados com o que é belo, mingaus espessos, cremes grossos e misturas que não se separam, que quando a gente encontra algo feio, com resíduo depositado no fundo do vidro ou sem aquela cor viva, logo torcemos o nariz e seguimos com o carrinho adiante, por algo mais colorido, mais cremoso… menos natural.O seu leite de côco caseiro pode não ser tão grossinho e aveludado quanto o do mercado, mas não tem ingredientes impronunciáveis ou com códigos esquisitos. Realmente, uma escolha de Sofia… SÓ QUE NÃO!
“Ah, mas eu compro a versão light, então tem que ser o do mercado mesmo, Manu!”
E se eu te disser que a versão light, além de Conservantes, Acidulantes e Espessantes, RETIRA A GORDURA BOA do côco? Você compra a sua garrafinha ~light~ e acaba com uma enganação nas mãos.
SABE DE NADA, INOCENTE!
Um líquido praticamente estéril, com cheiro de côco, espessado na fábrica e sem as propriedades boas da gordura do côco, que atua tão bem na digestão, acelera o metabolismo e fortalece nosso sistema imunológico. Fica com a gordura do côco e dispensa o bacon, gente.
Vale um mea culpa nessas horas: usei leite de côco light durante anos a fio, acreditando que estava fazendo um negócio da China. Notícia boa: tenho montes de receitas que agora serão devidamente adaptadas e testadas com leite de côco de verdade! <3
Faça um favor a você mesmo: faça essa receita.
Eu compro o côco no Hortifruti, que vende ele inteiro (pra partir em casa) ou a polpa fresquinha já ralada, sem açúcar. Altamente viciante, a vontade que tenho é de não parar de comer aqueles floquinhos nhom nhom nhom. Acredito que se você não encontrar côco fresco, pode tentar fazer com côco desidratado sem açúcar. Eu deixaria ele hidratar em um pouco de água morna durante 1 hora antes de bater. =)
Leite de côco:
1 xícara de côco fresco ralado
3 xícaras de água quente (não é pra ferver!)
Bata o côco com a água no liquidificador por 3-5 minutos.
Passe o líquido por uma peneira bem fininha – eu costumo usar um coador de voile, como esse da foto abaixo:
Esse foi comprado no Carioca Zen, aqui no Rio. Gosto muito porque ele tem um elástico com regulagem, o que permite que você deixe ele bem ajustado no copo e possa ir despejando o líquido. Depois, é só apertar bem com as mãos para obter o máximo de leite.
Não jogue fora o côco que sobrar! Assim como o resíduo do leite de amêndoas faz um pesto maravilhoso (ensinei aqui), dá pra fazer receitas incríveis com o resíduo do leite de côco: olha esse Mini Bolo de Quinoa e Côco!
Homemade Coconut Milk:
1 cup shredded fresh coconut
3 cups hot water
Blend the coconut with the hot water for about 3-5 minutes. Strainn the remaining coconut with a cheese cloth, pressing it to obtain all the milk. Store in a refrigerator for no more than 3 days.
Do not throw away the remaining coconut. As seen with the almond milk (and my recipe of Pesto), you can create nice recipes with the residue! By the way, our next recipe will use homemade coconut milk and its residue! =)

Você também irá gostar de ler:

21 Comentários

  • Reply
    Isabella
    29/07/2014 at 12:25 am

    Tenho a sorte de ter coqueiros na casa dos meus pais. Mesmo 1000km distantes, sempre que vou trago coco ralado congelado. Ela sabe o quanto eu adoro tudo com coco e já separa uns pacotinhos pra mim. Se ela souber o quanto é fácil fazer o leite, vai parar de comprar pra fazer o maravilhoso bolo de coco gelado dela.
    Fiquei com muitas boas lembranças agora…

    • Reply
      Manu
      30/07/2014 at 1:44 pm

      Isabella,
      É a tua memória afetiva gastronômica falando aí contigo, rs… =)
      Que delícia de lugar deve ser a casa dos teus pais. Eu ia fazer a mesma coisa! Conta pra tua mãe do leite de côco caseiro, olha que maravilha que vai ser! =)
      Bjos!

  • Reply
    Camila Faria
    30/07/2014 at 1:16 pm

    Oi Manu! Achei o blog que você tinha me indicado, é o La Cucinetta, né? Muito bacana! Na verdade, quando eu comecei a cozinhar, eu usava muito um post desse blog como referência (esse post que explica a diferença entre os vários tipos de creme: http://www.lacucinetta.com.br/2007/12/creme-de-leite-sour-cream-crme-frache.html).

    E preciso tentar fazer leite de coco qualquer dia desses… Confesso que fiquei com peso na consciência, pois fiz um curry essa semana que levou 2 garrafinhas de leite de coco. Se eu tivesse lido esse seu post antes…

    Beijo querida! :*

    • Reply
      Manu
      30/07/2014 at 1:42 pm

      É ele mesmo, Camilinha!!! <3
      Viu os pães, livros e fermentos que ela faz?
      http://www.lacucinetta.com.br/search/label/p%C3%A3o
      AMO o blog da Ana Elisa de paixão, foi até bom a gente ter conversado ontem pra eu colocar o link aqui do lado, hahaha!!! <3 Ela é super completa e explicadinha nas técnicas, adoro todos os detalhes.
      Ah, não fica com peso na consciência não, boba! Mas tenta fazer sim… e se quiser ele mais grossinho, diminui meia xícara de água! <3
      Bjooo!!!!!

  • Reply
    Bel
    31/07/2014 at 2:12 am

    Eu vi uma vez a Bela Gil fazendo fiquei super curiosa pra fazer em casa tb. Vou me animar pra fazer esse mês.

    http://blogviajandosemsairdolugar.wordpress.com/

    • Reply
      Manu
      06/08/2014 at 8:48 pm

      Faz, Bel!!!
      Bjo!!

  • Reply
    Izabela
    06/08/2014 at 7:59 pm

    Fiz hoje, ficou uma delícia! Usei para fazer um molho com açafrão, no qual cozinhei filés de linguado. Polvilhei o coco que sobrou após coar por cima, antes de levar ao forno… deu um perfume maravilhoso. Obrigada pela dica, eu era usuária constante do leite de coco de vidrinho (e do light ainda por cima, kkkk).

    • Reply
      Manu
      06/08/2014 at 8:50 pm

      Izabela de Deus!!!
      Compartilha essa receita aí com a gente, rs, salivei aqui… <3
      Que bom que ficou delícia, querida!
      Um bjo!

  • Reply
    Como fazer: Leite de Amêndoas | Cozinho, logo Existo
    14/01/2015 at 10:40 am

    […] com resíduo do leite de amêndoas. DICA: O leite de amêndoas (e outros leites vegetais, como o leite de côco e o leite de castanha do pará podem ser congelador em forminhas de […]

  • Reply
    Frango ao Curry com Castanhas de Caju | Cozinho, logo Existo
    16/01/2015 at 2:37 am

    […] ml de leite de côco (2 vidros – ou você pode fazer essa receita caseira aqui, sem coar o […]

  • Reply
    Camila
    03/02/2015 at 5:35 pm

    Fiz essa receita outro dia e hoje já corri no supermercado e comprei dois cocos (o único chato é descascar o coco seco) pra fazer mais.
    Disparado o melhor leite vegetal.
    Já fiz o de amêndoas, que não gostei muito, de arroz, e de aveia (que é bom pra fazer leite condensado). Ainda falta o de castanha do pará, mas algo me diz que não ganha deste.

  • Reply
    Mingau de Quinoa com Banana | Cozinho, logo Existo
    10/02/2015 at 7:20 am

    […] xícara de leite de amêndoas, côco ou castanha do pará (ou qualquer outro leite de sua […]

  • Reply
    Torta de Bananas e Aveia | Cozinho, logo Existo
    20/02/2015 at 2:24 pm

    […] 1/2 xícara de leite vegetal (aqui tem receitas de leite de amêndoas, côco e castanha do […]

  • Reply
    Bolo de Castanha do Pará | Cozinho, logo Existo
    24/07/2015 at 5:44 pm

    […] Na Amazônia e no Pará, o leite de Castanha do Pará costuma ser extraído quando as castanhas ainda estão cruas. Com as castanhas cruas, o processo é similar ao do Leite de Côco, que eu já ensinei aqui. […]

  • Reply
    Marta
    20/02/2016 at 8:04 pm

    Oi, Manu! Vou testar essa receita amanhã. mas vai sobrar bastante do leite de côco que eu fiz. Posso congelar a sobra?

    • Reply
      Manu
      20/02/2016 at 9:48 pm

      Marta,
      Pode sim. Se vc quiser, congela em for minhas de gelo pra facilitar o uso e na hora de descongelar. =)
      Bjo grande!

  • Reply
    Como planejar refeições: 5 dicas | Cozinho, logo Existo
    04/08/2016 at 11:40 pm

    […] Côco fresco rende leite de côco, que vai servir pra bater num smoothie de manhã (ou tomar com café). O resíduo entra nesse […]

  • Reply
    ELIANE FUKUNAGA
    26/11/2016 at 9:43 pm

    Vou te pedir uma ajuda.
    Quero fazer kefir com leite de coco e amêndoa, mas não estou a chando o jeito certo. se tiver uma receitinha agradeço.
    Bjo

  • Deixe um comentário