Bem estar/ Lifestyle

Como planejar refeições: 5 dicas

Antes de mais nada: planejamento de refeições não significa ter uma tonelada de marmitas dentro da geladeira.

Não mesmo! Essa mágica está muito mais ligada a aproveitar cada segundo do pouco tempo que a gente tem disponível.

Como muita gente sempre me manda e-mail falando sobre a dificuldade de se organizar, decidi reunir 5 dicas essenciais pra quem quer planejar refeições sem erro!


1. Planejamento de refeição X “marmitinha fit”

Esqueça as marmitinhas fit repetitivas de batata doce, ovo e frango que o povo vive postando no instagram.

Também desapegue da ideia de que planejar refeição é exclusivo de musa fitness que não tem que trabalhar todo dia.

Muito pelo contrário: planejar refeição foi pensado especialmente pra você, que trabalha longas horas e não tem condição de preparar comida fresca todos os dias.

Tem a ver com você, que trabalha fora e chega em casa sem saber o que comer/acorda e tem que sair de casa feito aloka, ou você que estuda o dia inteiro, não leva lanche de casa e fica só de olho comprido nas paçoquinhas e brigadeiros que a tia da cantina/moça da biblioteca vende.


Beterrabas 22. Cozinhe que nem gente grande.

Deixa eu ver se entendi direito? Você não tem tempo de cozinhar e ainda quer cozinhar um punhadinho, é isso mesmo?

Incorpore a nonna italiana e cozinhe de verdade: asse pelo menos 4 batatas doces grandes e beterrabas, ao mesmo tempo em que cozinha lentilhas ou arroz para a semana inteira, corta sticks de cenoura, cozinha 1 dúzia de ovos e lava E SECA aqueles pés de alface.

Ênfase na secagem de folhas. É chato, eu sei. Mas elas vão durar mais e você vai ter salada fresca a semana inteira, confie em mim.

Não faça 200 ml de leite vegetal: faça pelo menos meio litro, é isso que você vai consumir ou já deixar congelado em forminhas de gelo. Pare de sentir raiva toda vez que fizer aquele TICO de leite, ele acabar em um dia e você se perguntar PQ RAIOS NÃO FEZ MAIS.

Leite de Castanha do para 1


3. Pense. Pense. Pense.

Abra armários e geladeira pra pensar. Literalmente: veja tudo o que tem lá dentro e como pode ser utilizado. Isso faz parte de usar os recursos de forma consciente!

Banana, cenoura, alface, lentilha, ovo, frango, côco. Parece pouco, mas são ingredientes maravilhosos pra render preparações incríveis – desde o café até o jantar!

Duvida? Côco fresco rende leite de côco, que vai servir pra bater num smoothie de manhã (ou tomar com café). O resíduo entra nesse bolinho de quinoa com côco e o leite ainda vira curry de frango com castanha. Até aqui, já usamos côco, banana, frango e castanha – 4 dos ingredientes largados na geladeira/despensa – tudo com receita aqui no blog.

A barra de pesquisa tá aqui do lado pra te ajudar com os seus ingredientes. Experimenta, vai? ♥

 


bolo de castanha cozinho logo existo organização

4. Não esqueça do café da manhã!

Acho inaceitável começar o dia sem um café da manhã decente.

E pra mim, um bom café da manhã tem que ter café (sim, tipo Gilmore Girls), e algo muito, muito gostoso.

Pode ser bolo (EU AMO BOLO!), torrada com abacate, torrada com hummus, omelete, ovo mexido com muita pimenta e suco verde… mas tem que SER alguma coisa.

Se você se enquadra na categoria pessoas-que-não-tomam-café-da-manhã-pq-enjoam, repense seus hábitos e comece o dia com um café lindo e um bolinho delicioso quer você assou domingo à noite pra comer durante a semana.

No caso de você realmente ser enjoada(o) de manhã, pode sempre levar bolo congelado pro lanche da manhã.

Ou você também é anti lanche? Ok, parei contigo (EU AMO LANCHE).


cozinho logo existo planejamento de refeições

5. Pense nas combinações: use a criatividade a seu favor

Grão de bico, arroz integral, frango desfiado, brócolis, folhas, tomate, cenoura: as possibilidades são infinitas.

Desde o tradicional arrumadinho arroz, frango e salada de folhas, passando por um saladão de frango desfiado com grão de bico, cenoura ralada e tomates, até um arroz de brócolis com frango desfiado temperado com curry, sticks de cenoura e folhas verdes.

Com capricho, qualquer já-te-vi se transforma em novidade!

A mesmice só vai acontecer se você não se esforçar um pouquinho.


E aí, mudaram de ideia sobre planejar as próprias refeições? ♥

 

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8 Comentários

  • Reply
    Vani
    06/08/2016 at 11:29 am

    Amei, Manu! Top como sempre… <3

    • Reply
      Manu
      11/08/2016 at 9:08 pm

      Obrigada querida! <3

  • Reply
    Christianne
    11/08/2016 at 12:21 am

    Amei ?tudo vou tentar fazer

    • Reply
      Manu
      11/08/2016 at 9:09 pm

      Christianne,
      Fofa! Quero saber das tentativas e progressos!
      Bjo grande,
      Manu.

  • Reply
    Adriana
    11/08/2016 at 3:08 pm

    Foi um tapa na cara com luva de pelica kkkk.
    Sempre reclamei de me alimentar mal em épocas de facul, mas nunca mexi o dedinho para fazer marmita pq arroz, feijão e “mistura” enjoam.

    A questão é mais vontade e dedicação.

    Obrigada pelas dicas =)

    • Reply
      Manu
      11/08/2016 at 9:10 pm

      Adriana,
      Que bom saber disso.
      Motivar a reflexão com um texto é tão lindo, tão maravilhoso!
      Obrigada por me permitir fazer parte disso.
      <3

  • Reply
    maki
    15/08/2016 at 11:30 pm

    que post mais incrível! obrigada! ♥
    eu ando pensando muito em como tornar mais fácil a alimentação no dia a dia e não perder muito tempo cozinhando, mas confesso que tinha uma certa raivinha de fazer planejamento de refeições. mas não precisa ser um negócio à risca, né? pode ser flexível!

    • Reply
      Manu
      17/08/2016 at 10:17 am

      Maki, obrigada!
      Super pode – e deve – ser flexível. <3
      Bjo grande!

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