Comidinhas/ Receitas

Espaguete de Abobrinha

Quem acompanha o blog desde o início já sabe que abobrinha é um dos meus legumes prediletos.

Quando encontrei um descascador de legumes que me permitiu fazer um legítimo espaguete, não resisti: arrematei! Não ficou uma lindeza?

Amo essas novidadinhas de cozinha que facilitam a vida de quem curte cozinhar! Pra quem, como eu, ama vegetais – ou simplesmente pra quem está fazendo dieta – fatiadores, raladores e cortadores são essenciais: eles mudam a cara dos legumes de todo dia (mais sobre o fatiador no fim do post).

Depois do incrível fettuccine de cenoura, devo dizer pra vocês que esse espaguete de abobrinha é daquelas comidinhas fáceis, fáceis de fazer. Não precisa ferver, escaldar, nada. Mas pode, viu?

Eu gosto de saltear o legume em um pouquinho de cebola e azeite por 1 minuto E SÓ, porque detesto legumes molengas – quero minhas abobrinhas sempre crocantes, por favor.

Um tico de pimenta do reino moída na hora e sal marinho dão conta do recado, mas pule essa parte se você servir com molhos mais salgados.

Sugiro esse pesto incrível feito com o resíduo do leite de amêndoas. Sabe aquele restinho de castanha que fica na peneira, quando você faz leite vegetal?

Joga fora não: faz Pesto e aproveite todos os seus ingredientes. Esse fiz com resíduo de leite de Castanha do Pará e Hortelã do meu vasinho: ficou o bicho!

O miolo da abobrinha, que a gente não usa, pode ser picado e misturado na salada de quinoa ou no arroz integral. Isso também acontece quando faço fettuccine de cenoura: chega uma parte em que não consigo mais fatiar. Jogar fora jamais: corto a cenoura miudinha e guardo na geladeira para usar em outras receitas.

Lindo, lindo.

espaguete de abobrinha cozinho logo existo 3


Espaguete de Abobrinhas:

  • 2 abobrinhas médias
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/4 de cebola cortada em mini cubinhos
  • Sal e pimenta do reino moída na hora
  1. Usando um cortador próprio (ou um descascador de legumes, como fiz com o espaguete de cenouras), fatiar a abobrinha no sentido do comprimento para obter tirinhas finas do legume. Pare de cortar quando chegar ao miolo, pois por ser mole e ter muitas sementes, não vai render fios longos.
  2. Aquecer uma frigideira, adicionar o azeite e refogar a cebola em fogo baixinho até ela ficar transparente. Aumentar o fogo, juntar a abobrinha e cozinhar por 1 minuto. Acrescentar sal e pimenta do reino moída na hora.
  3. Apagar o fogo e servir com o molho de preferência.

espaguete de abobrinha cozinho logo existo 2


Sobre o fatiador: o meu é dessa marca, Tovolo. Ele é vendido como “Julienne Peeler” – pois faz fatias bem fininhas dos legumes, cortados em Julienne mesmo.

Ele pode ser usado em abobrinhas, cenouras, nabo, batatas ou outro legume de sua preferência para deixar tudo fininho, como espaguete. Quanto mais duro o legume, mais difícil – e maior o risco de ganhar um talho na mão. Palavra de cozinheira que AINDA morre de medo de facas.

Infelizmente com a alta do dólar vamos acabar sofrendo um pouco mais com a questão das importações – de qualquer forma, sei que ele e a linha completa são vendidos na Amazon:

Captura de Tela 2015-03-17 às 17.24.13Ainda que não se consiga comprar pela internet ou encontrar em lojas físicas, acho que vale a pena ficar de olho nos camelôs ou lojinhas populares de rua, pois eles sempre têm esses itens de cozinha com um preço bom.

Você também irá gostar de ler:

1 comentário

  • Reply
    Salada Crocante de Frango | Cozinho, logo Existo
    07/04/2015 at 6:33 pm

    […] Pra não ter esse trabalhão, é muito mais prático ter um cortador como esse que falei nesse post aqui! Com ele você consegue cortes Julienne idênticos e em […]

  • Deixe um comentário