Comidinhas/ Receitas

Hambúrguer (Almôndegas) de Quinoa com Carne

Acho que nunca uma receita aqui no blog foi tão pedida como essa! O que vocês não sabiam é que uso a mesma receita pra fazer almôndega e hambúrguer.

Sim, você leu direitinho: quer fazer almôndegas? Essa é a receita.

Quer fazer hambúrgueres? Essa também é a receita.2015-01-22 21.31.32-1

Sem complicação, sem mistérios. Quinoa, carne e temperos, muitos. Fiz esse com carne vermelha mas você pode usar frango, peixe ou fazer o meu hambúrguer vegetariano, de quinoa com batata doce!

Não é o caso de cozinhar todo fim de semana, mas confesso que se eu for comer um hambúrguer, prefiro saber como ele foi feito, a carne que foi escolhida, a quantidade de sal e gordura, se tem conservantes, se está fresco… como diria Michael Pollan, em Regras da Comida: “não é comida se chegou pela janela do seu carro”. 

Acho que esses são aspectos que a gente pode levar em consideração, sabe porquê? Esse é o tipo de receita super fácil que você pode fazer em quantidade – MESMO – e deixar congelada.

Como eu falo sobre isso: organização, organização, organização. Pensar o que você precisa, o que gosta de comer e saber quando o calo aperta (seja depois de malhar, de manhã cedo ou na hora de arranjar comida para os filhos) pode te salvar de ter que comer processados/industrializados só porque não conseguiu se organizar.

Congelar é moleza: coloque uma folha de papel manteiga sobre uma assadeira, molde os discos/bolinhas, disponha em cima do papel e leve ao congelador:

2015-01-29 09.18.12-2

hamburguer e almôndegas congelados – prontos para serem guardados


Uma vez congelados, solte do papel e guarde dentro de saquinhos tipo zip-lock ou transparentes próprios para freezer.

Aproveite pra fazer as almôndegas e comer com o fettuccine de cenoura (receita aqui).

Sério: não fica mais fácil do que isso. ♥

2015-01-22 21.33.34


Hambúrguer (Almôndegas) de Quinoa com Carne

1 quilo de carne bovina

1 xícara de quinoa em grãos*

1 cebola média

2 dentes de alho

salsa, hortelã, manjericão, coentro… (eu uso 1 xícara de ervas variadas, amo salsa e manjericão)

1/4 xícara de azeite de oliva

pimenta do reino moída na hora

sal a gosto (+- 2 colheres de chá)

Temperos extras: você pode usar pimenta calabresa, cominho, mix de pimentas e até um toque de gengibre em pó, basta usar o tempero que você preferir para temperar carnes.

*Antes de mais nada: cozinhe a quinoa em uma proporção de 1 parte de quinoa para 2 partes de água.Pra ficar mais fácil, dá uma olhadinha nesse post aqui, com instruções completas e detalhadas! ♥


Em um processador, pique a cebola até ficar bem miúda. Adicione o alho, os temperos frescos, pimentas, sal e o azeite e pulse até ficar tudo bem picado e misturado. Adicione a carne e pulse um pouco mais (se não fizer num processador, basta picar tudo miudinho e misturar todos os ingredientes!).

Transfira a mistura para uma tigela e adicione a quinoa cozida, misturando bem com as mãos. Prove o sal, ajuste os temperos e comece a moldar no tamanho e formato desejados.

Asse as almôndegas no forno (assadeira antiaderente ou forrada com papel alumínio) ou na airfryer (também dá pra fazer o hambúrguer na airfryer, é só deixar lá dentro por uns 15-20 minutos a 190º).

Para fazer os hambúrgueres, coloque um pouquinho de óleo (coisa de 1 colherinha de café) em uma frigideira antiaderente bem quente e coloque um disco. Tampe a frigideira e espere uns 3 minutos, vire o hambúrguer, tampe novamente e abaixe um pouco o fogo. Aguarde mais uns 2 minutos e sirva, ou deixe ele bem tostadinho – depende do teu gosto.

Você também irá gostar de ler:

11 Comentários

  • Reply
    Ivete
    01/02/2015 at 12:50 pm

    Bom dia Manu!!!
    Vou fazer almôndegas! Adorei a idéia de fazer muiiiiiitas e congelar.
    Bjs

  • Reply
    Sorvete de Bananas, Caju e Côco na Yonanas! | Cozinho, logo Existo
    17/04/2015 at 4:04 pm

    […] algumas ideias sobre alimentação, tendências culinárias – e sim, falamos bastante sobre o Michael Pollan. Como eu e muitos de vocês, ela também acredita que cozinhar é um ato político, e que mais do […]

  • Reply
    Como cozinhar Quinoa – dicas e curiosidades. | Cozinho, logo Existo
    06/01/2016 at 1:57 pm

    […] Hamburguer de Quinoa com Carne […]

  • Reply
    Cinco hábitos para uma vida mais saudável. | Cozinho, logo Existo
    29/07/2016 at 10:32 am

    […] Almôndega de Quinoa com Carne […]

  • Reply
    Marisa Batista
    11/10/2016 at 10:45 am

    Amei…parabéns!!!!

    • Reply
      Manu
      24/11/2016 at 1:35 pm

      Oi Marisa!
      Obrigada pela visita.
      Bjo

  • Reply
    Luana Bianchi
    27/02/2017 at 11:30 am

    Fiz essa receita em casa, todos comeram e amaram!! Meus irmãos e meu namorado são suuuper chatos com comidas diferentes. Quando disse o que teríamos para o jantar eles nem deram bola, mas quando experimentaram o macarrão e o hambúrguer ficaram chocados com o sabor. Usei a quinoa vermelha no hambúrguer por falta da branca, mas ficou uma delícia mesmo assim- suas dicas de como cozinhá-las foram essenciais. Muito obrigada por compartilhar suas receitas com o mundo!!
    ps: não acredito que só fui conhecer seu blog mês passado!! Blogs como o seu devem estar no dia a dia das pessoas. Parabéns pelo seu trabalho!!

    • Reply
      Manu
      05/03/2017 at 10:40 pm

      Luana,
      Que delícia ler esse comentário! E que bom que os meninos gostaram, é tão temperadinho que todo mundo ama. <3
      Bjo grande pra vocês!

  • Reply
    Patymid
    31/07/2017 at 9:44 am

    Amei a receita! Quinoa cozida, vou fazer já! Só uma duvida, posso congelar cru, ou depois de assado? Se puder ser congelado cru, na hora de fzr pode ir direto para o forno/ frigideira?

    • Reply
      Manu
      31/07/2017 at 10:14 pm

      Pode sim! Vai demorar um pouco mais para assar… eu deixaria descongelar uns 15 minutos antes de colocar no forno. Bjs!

    Deixe um comentário