Comidinhas/ Receitas

Molho Pesto (com resíduo do leite de amêndoas)

Quando postei a receita de Leite de Amêndoas no instagram (@cozinhologoexisto), me perguntaram um bom uso para o resíduo do leite de amêndoas. Assim que a gente coa o leite, realmente ficamos com um restinho das amêndoas processadas. Jogar fora? Jamais!!!
Hoje, minha sugestão é bem rapidinha e não envolve forno ou fogão. Use o resíduo do leite de amêndoas pra improvisar molho pesto. Por ser sem lactose, essa minha versão não leva queijo parmesão (adicione se quiser, mas nesse caso controle a quantidade de sal, já que o parmesão é bem salgado).
Molho Pesto (com resíduo do Leite de Amêndoas):
1/3 xíc. chá de resíduo do leite de amêndoas ou castanhas (essa é a medida aproximada que sobra)
1 dente de alho
4 col sopa azeite + azeite que baste para cobrir o molho pronto
suco de 1/2 limão (opcional)
1 xícara salsa ou manjericão
sal
Coloque todos os ingredientes no processador e pulse até ficarem bem incorporados (não exagere ou as folhas escurecem muito rápido).
Eu prefiro o meu com alguns pedacinhos!
Retire a mistura do processador e adicione mais azeite até que ele cubra a mistura. Guarde em um pote de vidro tampado na geladeira e use em saladas, massas, torradinhas, no recheio da tapioca… =)
Aqui, uma sugestão bacana de como usar: em uma salada caprese, que é feita com mozzarella de búfala e tomates cereja! Pode ser uma caprese fake, com palmitos em rodelas, tomates cereja e bastante alface por baixo. =)

Você também irá gostar de ler:

7 Comentários

  • Reply
    Thais
    22/05/2014 at 11:56 am

    oi Manu!
    adoro molho pesto e suas criativas variações. Sabe que dá pra fazer com rúcula (é uma delícia!), espinafre, tomilho-limão, e outros verdes?! Aqui em casa eu faço só com azeite e alho mais uma pitada de sal grosso. Guardo em vidro bem fechado na geladeira e dura mais de uma semana. Vou tirando aos poucos para temperar e dá pra comer até puro com pão, mas que não pode comer pão uma dica: ele combina divinamente com rodelas de tomate… descubra novas combinações, já coloquei até numa sopa que ficou meio sem gosto, rsrs!
    Beijos e parabéns pelos posts!

  • Reply
    Manu
    29/05/2014 at 2:10 am

    Thais,
    Molho pesto é super versátil mesmo!
    Nunca fiz com esses verdes, geralmente fico na combinação salsa/coentro/manjericão. Vou experimentar com rúcula, certeza!
    Bjs

  • Reply
    Adriana Rodrigues
    28/08/2014 at 2:58 am

    Adoro seu blog: Cozinho, logo existo! É ótimo o nome! Tudo a ver.

    Gosto também de pesto com tapioca, massinhas integrais, tomates assados, beringelas, abobrinhas, queijos, azeitonas, mix de vários tomates…
    Aliás, adoro uma salada que tem folhas variadas, azeitonas pretas, presunto cru, queijos cozidos, buquês de brócolis, e o molho de pesto. Fica divino! Um vinho demi-sec e tudo fica melhor. 😉
    bjo

  • Reply
    Espaguete de Abobrinha | Cozinho, logo Existo
    17/03/2015 at 6:41 pm

    […] esse pesto incrível feito com o resíduo do leite de amêndoas. Sabe aquele restinho de castanha que fica na peneira, quando você faz leite […]

  • Reply
    Como fazer: Leite de Amêndoas | Cozinho, logo Existo
    12/10/2015 at 5:28 pm

    […] Não jogue fora as amêndoas: dá pra fazer molho pesto com o resíduo que ficar na peneira! Receita aqui: Molho Pesto com resíduo do leite de amêndoas. […]

  • Reply
    Cinco hábitos para uma vida mais saudável. | Cozinho, logo Existo
    21/12/2015 at 8:48 am

    […] Pesto com resíduo do leite de amêndoas […]

  • Reply
    Pesto Vegano com Semente de Girassol | Cozinho, logo Existo
    13/01/2016 at 11:03 am

    […] postei antes uma receita de Pesto utilizando o resíduo do leite de amêndoas. Como muita gente possui restrição ao consumo de oleaginosas, resolvi compartilhar com vocês […]

  • Deixe um comentário