Brunch/ Café da manhã/ Receitas

Pão Integral com Sementes de Girassol

Na contramão das receitas sem glúten, achei bacana postar um pão que é sucesso garantido todas as vezes em que faço. Costumo fazer uma receita inteira, que me rende 4 mini pães de forma.

Cada mini pão rende 5/6 fatias. Faz a conta: são pelo menos 20 fatias perfeitas para serem congeladas e descongeladas direto na torradeira!

Esse pão é uma delícia. Uso uma mistura de trigo integral, trigo branco e sementes de girassol, que é um dos meus ingredientes favoritos. A semente de girassol dá um gostinho amendoado a esse pão: é de comer rezando.

Se você ainda não se convenceu, pense assim: contém glúten, nutrientes e fibras. Não contém ~aditivos~ que fazem com que ele dure semanas e deixe o amargo retrogosto da indústria na sua garganta.

Aqui tem uma listinha de delícias do blog pra acompanhar esse pão lindo:

Uma fatia desse pão, com acompanhamentos deliciosos como esses que listei pode até ser um alimento calórico. Mas nessa contagem louca de calorias, as pessoas estão se esquecendo do principal: os nutrientes.

Prefiro consumir alimentos calóricos, mas repletos de nutrientes e que não sejam processados.

Prefiro, sim.

Penso na minha bisavó, super saudável, que consumia alimentos extremamente calóricos – e até gordurosos, mas com ingredientes direto “da roça” – desde a couve até a gordura do porco – onde essa verdura era refogada!

A lógica é a seguinte: de pouco vai me servir contar calorias em uma dieta #lowfat, #lowcarb #glutenfree e #lactosefree se minha dieta for composta exclusivamente de produtos alimentícios com seus aditivos empacotadinhos.

Quero comida de verdade.

Não quero comer 1 fatia de pão e 1 bloco de queijinho ultra processados que pra chegarem até mim exigem mais de 30 ~ingredientes~ (entre aditivos, melhoradores e conservantes que nem consigo pronunciar).

Esse pão é feito com farinha, sementes, azeite, fermento, açúcar e sal. 6 ingredientes. SEIS.

pao integral com sementes de girassol blog cozinho logo existo imagem protegida por direitos autorais 2

Óbvio que tudo na vida tem um preço: por ser livre de conservantes artificiais, ele não se conserva durante dias, o que acaba sendo muito bom: você não vai deixar pão estragar. Vai fazer, fatiar, congelar e consumir apenas quando sentir necessidade.

Lindo, lindo.♥


Antes de mais nada: SIM, DÁ TRABALHO.

Escolha como você vai fazer seu pão:

  • Na batedeira? Ela precisa ser resistente.
  • No muque? Se prepare para braços doloridos e torneados (a longo prazo, fazer pão é uma arte e investimento de beleza pra vida).
  • Na máquina de pão? Pessoa sortuda, nem comento.

Confesso que não tenho NENHUM talento pra sovar massa de pão – espero que a faculdade me dê uma luz nesse sentido – meus pães são todos feitos na batedeira ninja daqui de casa! ♥


pao integral com sementes de girassol blog cozinho logo existo imagem protegida por direitos autorais

Pão Integral com Sementes de Girassol:

  • 250 gramas de farinha de trigo integral
  • 250 de farinha de trigo branca
  • 1/2 xícara de sementes de girassol
  • 1/2 colher de sobremesa de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar demerara
  • 300 ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite (+ azeite extra para untar o bowl e a forma)
  • 10g de fermento instantâneo (1 embalagem)
  1. Na tigela da batedeira (ou em um bowl), misture as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Reserve.
  2. Aqueça levemente a água*, ela deve ficar morninha e agradável ao toque das mãos. Adicione o azeite, misture e junte aos ingredientes secos.
  3. Misture todos os ingredientes por 2/3 minutos, até que estejam bem incorporados e a massa solte das mãos. Unte um bowl, coloque a massa, cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora.
  4. Sove a massa por 10 minutos (à mão) OU 5 minutos (na batedeira), até que fique bem elástica. Adicione as sementes de girassol (reserve algumas para decorar) e disponha a massa na assadeira.
  5. Faça 2 riscos delicados com a ponta de uma faca e deixe a massa crescer bem por +- 30 minutos.
  6. Essa é a hora de ligar o forno a 200º e deixar ele ficar bem quente enquanto a massa cresce**.
  7. Asse o pão por 45 minutos, aproximadamente, ou até ele ficar dourado***.

Dicas Extras:

*A água deve ser apenas morna: se você esquentar demais, ela mata todas as leveduras e teu pão não cresce nem por um decreto. A ideia é aquecer o fermento para ativá-lo e fazer o pãozinho crescer.

**O forno deve estar BEM quente. Tem que ser pré aquecido. A assadeira deve ficar bem no meio do forno: assar o pão na parte de cima vai fazer com que ele queime por fora e fique cru por dentro.

***Além de dourado, ao retirar o pão da assadeira, ele deve fazer um barulho de “oco” ao bater na parte que encostou na assadeira. Use os nós dos dedos, como se estivesse batendo em uma porta. Se não fizer, volte o pão para o forno e asse um pouco mais.

Vamos falar de crocância?

Não é tão difícil fazer um pão com casca crocante, mas você precisa ser detalhista. Assim que colocar o pão no forno, salpique algumas gotas de água. Vai ocorrer um fenômeno chamado Calefação (ou efeito de Leidenfrost): a água gelada, em contato com o forno quente se transforma em vapor (umidade) que vai ajudar a formar aquela casquinha deliciosa. É só fazer isso assim que colocar o pão para assar – dá super certo.


Me contem se fizerem! ♥

Você também irá gostar de ler:

32 Comentários

  • Reply
    Laura
    27/03/2015 at 12:38 pm

    Oi Manu, me esclareça uma dúvida?

    Todos os pães que eu faço, a receita pede que ative o fermento antes, até ele espumar, e depois misture aos outros ingredientes para sovar. Esse realmente não precisa ativar? Mistura tudo junto?

    Vou tentar fazer, amo pães caseiros! Você conhece a Ana, do http://www.lacucinetta.com.br ? Tem inúmeras receitas, todas de “comida de verdade”e super bem explicadas, nunca dão errado! rs

    Beijos!

    • Reply
      Manu Alves
      27/03/2015 at 2:02 pm

      Oi Laura!
      Conheço esse método, é bacana também, mas esse pãozinho aqui, faço sem espumar o fermento. Junto a água morna, misturo os ingredientes bem misturados e deixo crescer por uma hora (de preferência em um local quentinho, que não pegue corrente de ar).
      Conheço a Ana sim! Tenho vontade de testar várias receitas dela, mas nunca fiz nenhuma, acredita? Ela é ótima, as histórias são deliciosas e as fotos lindas.
      Beijos!

  • Reply
    Camila
    29/03/2015 at 4:51 pm

    Oi manu!

    No dia que vi a receita deixei um comentário aqui, que por alguma loucura do navegador (tava no celular) não ficou. Bom, eu tava falando que ia fazer se achasse as sementes de girassol sem sal. Bom, achei!

    Fiz hoje de manha, o pão ficou lindo! Macio, dourado (acho que precisa de uma pincelada de ovo, não? ou eu que podia deixar mais no forno?), casca crocante! Tudo de delicioso.

    Agora só estou lamentando não ter tomatinhos cereja pra fazer essa marinada e comer junto.

    Obrigada por mais essa delicia!

    • Reply
      Manu Alves
      29/03/2015 at 10:08 pm

      Oi Camila!!!
      Amo quando recebo um comentário desses, sabia? É que por mais que eu acredite na receita e AME aquilo que faço, é sempre MUITO bom saber que outras pessoas estão conseguindo fazer minhas receitas em casa e curtindo os resultados tanto quanto eu!
      Faz com tomate normal mesmo – só pica ele em pedaços pequenos (não precisa ser miudinho não)!
      Um beijo!!!

  • Reply
    Thais
    30/03/2015 at 9:26 pm

    Oi Manu!

    Vi que esse pão é de trigo, você está reintroduzindo os alimentos que deram no Food Detective? Como tem sido quanto a frequência e reações? Estou nessa fase e confesso que fico com medo das reações, passava tão mal antes de descobrir minhas hipersensibilidades e mudar a alimentação.

    Um abraço e obrigada pela atenção 😉

    • Reply
      Manu Alves
      31/03/2015 at 12:05 pm

      Thais,
      Vou fazer um post bem completo sobre o tema, mas o que posso te adiantar é: tudo consumido em EXCESSO prejudica. A chave de tudo na nossa vida é a moderação, INCLUSIVE o glúten! =)
      Continua acompanhando que esse post deve sair em breve!
      Beijos!

      • Reply
        Thais
        31/03/2015 at 10:29 pm

        Obrigada Manu, estarei de olho. Um beijão!

  • Reply
    Avocado Toast: a Rainha do pinterest. | Cozinho, logo Existo
    31/03/2015 at 11:03 am

    […] fatias de pão de boa qualidade (esse Pão Integral com sementes de girassol é […]

  • Reply
    Ágata
    31/03/2015 at 11:28 am

    Oi, queria saber mais ou menos o tamanho que fica o pão ou quantas fatias rende, tenho uma máquina de fazer pão e quero usar essa receita nela.
    Bjs 😉

    • Reply
      Manu Alves
      31/03/2015 at 12:07 pm

      Oi Ágata!
      Se você fizer na máquina de pão acredito que deve render um pão grande. É meio quilo de farinha + 300 ml de líquido, creio que considerando que na máquina ele fica mais robusto, deve render umas 15 fatias.
      É que eu faço em mini formas e fatio bem fino – como na foto daqui e no post da avocado toast, olha:
      http://cozinhologoexisto.com.br/avocado-toast-a-rainha-do-pinterest/
      Um beijo!

  • Reply
    Paula
    05/04/2015 at 1:03 am

    Tinha ficado pensativa sobre o que você disse sobre comer comida de verdade e não ultraprocessados.
    Fui em uma nutricionista pela primeira vez nessa semana, estou chegando nos 29 anos e senti que emu corpo não estava legal e que estava engordando lentamente apesar de ser “magra” tenho 1.73 e peso 62k. Pois bem..fiquei meio chocada com algumas coisas que ela me indicou..como os queijos de pacotinhos e etc..iogurte zero..
    Já tem pelo menos uns 8 anos que estou mudando a minha alimentação para o integral, sem muitos condimentos e etc… fiquei meio chateada sabe? E ai me lembrei desse post e resolvi vir aqui comentar!
    Acabei comprando algumas coisas por indicação e o meu carboidrato preferido de manhã é a granola, que ainda não crie vergonha na cara para fazer a minha =/ e até cai de costas qdo vi o preço dos pacotinhos de 300 gr no mercado..algo perto dos R$7 o.O
    Eu quero emagrecer, quero diminuir a quantidade de gordura do meu corpo..mas acho melhor uma frutinha a noite do que gelatina zero né?
    Foi só um desabafo aqui! rs
    Beijos

  • Reply
    Josi
    13/05/2015 at 5:28 pm

    Manu adorei e já fiz algumas receitas suas kkk né?todos que fizemos maravilhosa vou fazer o suco verde e te falo como ficou bjs.

    • Reply
      Manu Alves
      15/05/2015 at 10:25 am

      Oi Josi!!!
      Adorei te ver aqui, passe sempre!
      Quero saber do suco verde, rs!
      <3 <3 <3

  • Reply
    Carla Carolina
    28/07/2015 at 1:36 pm

    Oieeeeee brigada pela receita sua linda…. 🙂 vou visita sempre seu blog, vc tem vídeos tbm?

  • Reply
    Rossita
    09/08/2015 at 11:51 pm

    Olá, precisa torrar as sementes de girassol? Obrigada

    • Reply
      Manu
      10/08/2015 at 2:48 pm

      Oi Rossita!
      Você pode tostar levemente as sementes que vão na massa (desde que quando for usar elas estejam em temperatura ambiente)! Eu não tostaria as que ficarão por cima – já que o próprio calor do forno vai se encarregar de dourar as que ficarem mais expostas.
      Boa a tua observação! =)
      bjo!

  • Reply
    katia
    10/08/2015 at 1:43 pm

    Oieee, primeiro parabens pelo blog e pelas receitas, já salvei no meu reader e não perco as atualizações. Já fiz a receita do brownie (ficou sensacional, deixa de 10 a 0 aquelas receitas cheias de açucar de manteiga) e deste pão. È muito bacana, começar a fazer escolhas mais saudaveis mais ao mesmo tempo sentir o mesmo prazer em comer, por isso o seu trabalho com este blog é tão importante e motivador. Obrigada !!! Eu queria saber se é possivel add ervas no pão e em qual fase posso fazer isto. ?

    Saindo um pouco fora do assunto você viu este documentário que saiu a pouco ? è bem interessante e aborda o consumo de açucar atraves de itens considerados “saudaveis”..
    http://www.youtube.com/watch?v=6uaWekLrilY

    Bjs

    • Reply
      Manu
      10/08/2015 at 2:57 pm

      Oi Katia!
      Muito obrigada pelo comentário fofo. É possível adicionar ervas sim, só tem que escolher certinho quais você vai usar. Evite salsa, coentro, cebolinha e hortelã – elas “somem” com o cozimento. Pra ter um pão com sabor marcante de ervas o ideal seria utilizar alecrim ou tomilho, por exemplo, que são ervas que suportam bem o calor. Eu adicionaria ervas frescas picadas (o equivalente a 2 colheres de sopa: 1 colher delas picadíssimas e 1 colher de sopa de pétalas de alecrim inteiras, por exemplo) junto com as sementes de girassol.
      Fiquei morrendo de vontade de assistir esse documentário, mas só achei o trailer. Onde encontro?
      Beijos – e bem vinda!!!

      • Reply
        katia
        11/08/2015 at 2:20 pm

        Oi Manu ! Muito obrigada pela resposta, vou experimentar com estas ervas, o manjeiricão suporta bem calor ou é melhor evitar ? (gosto tanto dele…rs). O Documentário está disponivel no pop corn (por enquanto só tem legendas em ingles mais creio que em breve haverá em portugues também) e para download via torrent (http://kickasstorrent.proxyindex.net/that-sugar-film-i3892434/). bjs

        • Reply
          Manu
          12/08/2015 at 12:20 am

          Katia, manjericão é uma erva sensível ao calor, o cozimento “acaba” com ele. O sabor e o aroma acabam indo embora! Faz um pesto e come com esse pão, menina! =D
          Vou assistir COM CERTEZA, muito obrigada pela dica incrível!
          Bjs

          • katia
            13/08/2015 at 1:10 pm

            Òtima ideia, Como não pensei nisso antes..kkkk. Eu, após anos de dietas e efeito Iô Iô, abortei missão e comecei meu processo de reeducação alimentar e por isso tenho lido e assistido bastante coisa para me informar. Você já ouviu falar deste doc ? Foi feito pela BBC Londres, infelizmente não tem legenda mais também é bastante esclarecedor.

            http://www.dailymotion.com/video/x2cuv9f_the-men-who-made-us-thin-part-1-of-4_school

            As obesity escalates, the diet business is booming. In this four-part series, Jacques Peretti investigates the connections between obesity and weight loss, and confronts some of the men making a fortune from our desire to become thin. Jacques examines the scientific reasons why so many diets fail long term and why – in spite of this failure – we go back to them again and again. He also speaks to a former director of Weight Watchers and meets other industry leaders, including Slimfast billionaire Danny Abrahams

  • Reply
    Cristina Jaques
    09/10/2015 at 5:04 pm

    Fiz o pão e ficou uma delícia! Adoro o blog e todas as suas receitas.
    Vou fazer esse pão pra vender.
    Continue inspirando as pessoas com a arte de cozinhar.

    • Reply
      Manu
      03/06/2016 at 8:14 am

      <3 <3 <3
      que lindo!!! sucesso!!!

  • Reply
    Gabriela
    14/04/2016 at 5:23 pm

    É possivel substituir o girassol. Ou só retira-lo da massa?
    Queria fazer agora e nao tenho a semente.
    Bjinhos
    Obrigada

    • Reply
      Manu
      03/06/2016 at 8:15 am

      Gabi, desculpa por responder tão tarde. Pode substituir sim, ele vai ficar com menos crocância, mas você pode usar linhaça, gergelim…
      bjo grande!

  • Reply
    CARLA
    02/06/2016 at 8:43 pm

    Acabei de fazer a receita na máquina de pão e comi acompanhado da abobrinha marinada (receita deste site) Quero dizer obrigada! Ficou delicioso!!!!

    • Reply
      Manu
      03/06/2016 at 8:16 am

      Uauuuu!!!
      Taí, mais uma combinação maravilhosa!
      Não é uma boa ideia pra servir pros convidados? Pão fresquinho, tomates e abobrinha marinados, pastinha de cenoura… <3

  • Reply
    Gabriela
    30/06/2016 at 9:25 pm

    Eu fiz sem a semente e ficou maravilhoso!!!!!!
    Obrigada

    • Reply
      Manu
      21/07/2016 at 8:18 pm

      Que bom que gostou, Gabriela!
      Bjo

  • Reply
    izabella
    06/07/2016 at 4:32 pm

    Manuuu, seu blog é maravilhoso, obrigada!!!
    Vou fazer essa receitinha hoje, e já favoritei várias outras pra fazer depois! Adorei os textos explicando melhor a receita, Gratidão!! bjbj

    • Reply
      Manu
      21/07/2016 at 8:19 pm

      Obrigada, Izabella!

  • Reply
    Viviane
    18/05/2017 at 2:57 pm

    No seu pão a semente de girassol fica verde dps de pronto e frio?

  • Deixe um comentário