Brunch/ Café da manhã/ Happy Hour/ Receitas

Pastinha de Cenoura com Tomilho

Essa pastinha de Cenoura com Tomilho é uma opção maravilhosa pra substituir o peito de peru no sanduba, na tapioca… é ótima pra rechear aquele lanche da tarde ou mandar brasa no café da manhã! Também fica maravilhosa como pastinha pra pães e torradas, quando você for servir aquele vinho… =D
Amo muito e não sei porque ainda não tinha postado aqui… você pode fazer uma receita inteira e congelar ela em porções – depois de pronta, ela dura uma semana na geladeira.
Como eu já disse por aqui, gosto muito da proposta da Segunda Sem Carne. Por motivos óbvios, a questão da “carne” envolve aspectos muito mais polêmico$$ do que “abaixo o sofrimento animal” ou “fermentação entérica” e “camada de ozônio”. O risco de a gente ficar só no lado superficial da coisa – seja ela qual for – é nos tornarmos radicais sem pensar ou entender exatamente o que estamos fazendo, apenas abaixando a cabecinha e seguindo a “dieta da moda”.
O consumo de carne é apenas a ponta do iceberg.
Acredito, sim, que o consumo de carne propriamente dito não é o problema, mas o consumo de carne massificado: gado/aves/peixes concebidos em criadouros/fazendas/granjas que desde o início são bombardeados com antibióticos, milho, hormônios, etceterá e coisa e tal, e assim chegam sob a forma de filés naquela bandejinha inodora, no conforto da sua casa.
Como já disse aqui, não sou vegetariana ou vegana. Tenho, sim, uma ou outra intolerância alimentar e acabo fazendo algumas receitas assim – o que não me limita, apenas enriquece a minha vida e as minhas experiências gastronômicas.
Não tô aqui pra doutrinar ninguém (até porque não sou da área de saúde), só acho que no meio de tantos movimentos, informações e a gente pode retirar o melhor de todas essas idéias. E pra comer comida de verdade e fazer receitas gostosas, contem comigo! A @nutrirafernandes me passou essa receita, mas mais uma vez… eu mudei!!! Diminui o azeite, troquei o orégano por tomilho (achei que ficou mais gostoso), usei tomate com pele (VIVA a praticidade)… =D É boa demais!
Pastinha de Cenoura com Tomilho:
3 cenouras
1 cebola
1 tomate sem sementes
2 dentes de alho
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
2 ramos de tomilho fresco
sal a gosto
Bata todos os ingredientes (exceto o tomilho) no liquidificador até ficarem bem homogêneos. Pra facilitar, você pode ralar a cenoura antes.
Leve a mistura ao fogo com os ramos de tomilho – ele é o responsável por dar um perfume maravilhoso à pastinha – e deixe ferver bastante, até formar uma pasta propriamente dita, que desgrude do fundo da panela.
Em geladeira dura até uma semana.
Pode ser congelada em pequenas porções, basta descongelar em temperatura ambiente e usar normalmente.
Fica MARAVILHOSA com tapioca:
This Thyme Carrot Spread is an amazing alternative for turkey, bacon or chicken in your everyday sandwich. Make it different, at least once a week! Try this amazing thyme carrot spread in your sandwiches in the middle of the afternoon or just at breakfast. It’s also perfect as a dip for veggies. <3 I love it and have no idea why it took me so long to finally write about it. You can do the whole recipe and freeze this spread. While in the fridge, it lasts a week.
It’s a perfect filling for tapioca (picture above)… =)
Thyme Carrot Spread:
3 carrots
1 onion
1 tomato (without the seeds)
2 cloves of garlic
1/2 cup olive oil
1/2 cup water
2 sprigs of thyme
salt
Process all of the ingredients (except for the thyme) until smooth. You can shred the carrots before, it will make it easier.
Transfer the ingredients to a pan, add the sprigs of thyme – it gives the most amazing smell – and cook it until it thickens and pulls away from bottom of the pan when tilted.
Keep it the fridge for up to a week.
It can be frozen – defrost it at room temperature and use it.

Você também irá gostar de ler:

4 Comentários

  • Reply
    Agora eu como folha.
    09/09/2014 at 1:52 pm

    Sabe que adorei? Vou fazer qualquer dia! 🙂

  • Reply
    Adriana Rodrigues
    23/09/2014 at 3:16 pm

    Gostei Manu: “Não tô aqui pra doutrinar ninguém (até porque não sou da área de saúde), só acho que no meio de tantos movimentos, informações e a gente pode retirar o melhor de todas essas idéias.”
    Assino embaixo, e é bem por aí.

    Suas dicas e receitas mostram bem isso, e eu vou seguindo, fazendo e achando que blog como o seu mora no meu coração, e nas minhas horas de fominha.. ha ha ha (tks!)

    Haja delicinha hi-lo para compensar as horas de estudo, trabalho, expectativas, compromissos etc, que desgastam a gente, mas recriam-nos mais inteiras.

    Vida longa!
    Beijoss

  • Reply
    Pão Integral com Sementes de Girassol | Cozinho, logo Existo
    26/03/2015 at 5:32 pm

    […] Pastinha de Cenoura com Tomilho […]

  • Reply
    Crackers Integrais sem glúten | Cozinho, logo Existo
    09/06/2015 at 10:09 am

    […] de pastinhas pra acompanhar: Pastinha de Cenoura com tomilho […]

  • Deixe um comentário