Sobre Mim

Manu Alves

Escrevo o Cozinho, logo Existo desde 2014.

Depois de mais de 10 anos entre tribunais e escritórios, dei uma guinada radical na vida: fui estudar Gastronomia!

E o site, que desde o início era quase um diário de receitas durante uma dieta – se tornou uma paixão e minha profissão. Passei por restaurantes estrelados e trabalhei com chefs incríveis nos últimos anos, e a cozinha se tornou parte essencial da minha vida. Hoje não falo apenas sobre receitas, mas também sobre meus trabalhos e tudo de diferente que tenho visto no mundo da Gastronomia!

Como Ratatouille, acredito que qualquer um pode cozinhar! E ao longo dos anos, isso foi o que me tornei, uma cozinheira que acredita em muitas coisas importantes:

1. Respeito às pessoas.
Todas elas, envolvidas em todos os processos! Clientes, fornecedores, empregados, cozinheiros, todo mundo merece respeito pelo que faz e por suas escolhas.

2. Respeito ao ingrediente.
Hoje em dia ouvimos muito falar em orgânicos, em pequenos produtores, na valorização do artesanal… tudo isso é maravilhoso e uma escolha pessoal. Muita gente não tem conhecimento da causa, grana para comprar orgânicos (verdade seja dita: os preços melhoraram, mas eles ainda não são a realidade do brasileiro que se sustenta com salário mínimo) ou mesmo acesso a esse tipo de produto. Nesse momento, a gente volta lá pro item 1: respeito às pessoas e suas escolhas.

3. Respeito ao simples.
Simplicidade é um dos pilares da minha vida, e mesmo a cozinha sendo um lugar TÃO estressante, tento buscar o equilíbrio por meio das coisas mais simples: uma alimentação equilibrada, sem exageros ou radicalismos: cozinhar, comer, viver, ser grato pelas oportunidades. É por isso que aqui falo sobre alimentação, viagem, esportes, playlists ótimas para cozinhar, dicas de organização… até dica de beleza já dei!

Ao longo dos anos meu trabalho evoluiu muito, só de acompanhar as postagens de alguns anos pra cá a gente nota – melhorei fotos, jeito de empratar, técnica… com esforço e dedicação, acredito que a gente pode ir longe. Nunca fiz curso de fotografia, sou autodidata, aprendi no braço e na marra!

Estudei Gastronomia no Brasil e fiz Especialização em Cozinha Italiana na Itália, onde também trabalhei em duas cozinhas. Durante um ano, atuei na área de alimentação natural: criação e adequação de receitas, personal cook e workshops. Durante esses anos, trabalhei com diferentes chefs (muitas vezes de graça) em troca de aprendizado! No meio do caminho, muita coisa rolou…

  • Produção e fotografia do livro Receitas dos Casais, publicado em 2015 pela Editora Sextante;
  • Criação de conteúdo gastronômico e food styling do site Mundo Richards (InBrands);
  • Em 2016, fui destaque, ao lado do blog, na edição Rio da revista Nespresso Mag e contei um pouco sobre minha carreira (e meus endereços preferidos no Rio de Janeiro);
  • Produção e fotografia do e-book Receitas de Alegria, que você pode baixar aqui!
  • Coordeno o Projeto Jantar, ao lado do chef Bruno Hamad – pra saber mais, clica aqui!