Boas compras/ Gastronomia/ Receitas/ Sobremesas

Sorvete de Bananas, Caju e Côco na Yonanas!

Uma das melhores coisas que o blog me proporciona é poder conhecer pessoas com ideias e filosofias de vida parecidas com a minha. Além de a troca ser enorme, isso faz com que dia após dia, eu tenha a certeza de que fiz a escolha certa na minha vida!

Tive o prazer de conhecer Eileen, a fundadora da Yonanas segunda-feira passada, em um pequeno evento aqui no Rio de Janeiro.

Eileen McHale é norte americana e se graduou em Estudos de Meio Ambiente. Como era intolerante à lactose e, ao mesmo tempo, amante de sorvetes, Eileen começou a pensar em formas alternativas de consumo para um produto que ela considerava delicioso, mas que lhe fazia muito mal. Dessa ideia nasceu a Yonanas, que muitos de vocês já conhecem!

Pra quem tem curiosidade em saber como a máquina funciona, e se tem alguma diferença entre sorvetes de banana feitos em um processador, eu digo: tem. Além de triturar, a Yonanas deixa a mistura mais aerada – o que o liquidificador não entrega. Olha ela em ação:

yonanas sorvete de banana com menta e chocolate

Entre uma provinha e outra do sorvete incrível que a máquina entrega – provamos banana, chocolate e menta (acima); manga com abacaxi; e banana com morangos -, pensei: UAU, que coisa incrível! Tinha assistido a uma palestra dela com o marido, no TedX (vídeo aqui) e me perguntei como uma pesquisadora de meio ambiente podia se transformar em uma empreendedora do ramo culinário.

Acabei perguntando a ela como ocorreu essa transição, e a resposta me surpreendeu. Ela disse que em nenhum momento olhou para isso como uma transição, pois sua filosofia de vida e a veia empreendedora sempre estiveram alinhados na busca por algo que trouxesse benefícios à saúde e possibilitasse às pessoas aumentar o consumo de frutas, sem ter que recorrer às opções da indústria

“It has to come from inside”, disse Eileen. Tem que vir de dentro, ou simplesmente não funciona. E assim é na vida: a gente tem que ser de verdade. É fácil reconhecer um texto pessoal/autoral, um projeto verdadeiro, uma ideia que reflete a filosofia do dono. Se não for de verdade, soa falso e as pessoas não acreditam.

Conseguimos trocar algumas ideias sobre alimentação, tendências culinárias – e sim, falamos bastante sobre o Michael Pollan. Como eu e muitos de vocês, ela também acredita que cozinhar é um ato político, e que mais do que adquirir o pacotinho no mercado, a gente precisa, cada vez mais, pensar na cadeia produtiva e nos impactos de nossa alimentação no planeta.

Eileen também é uma apaixonada por culinária e frequentou “cooking schools”, para aprender técnicas e melhor aproveitamento dos alimentos. Quando contei que criei o blog e comecei a estudar Gastronomia após alguns anos em outra área e depois de mudar radicalmente meu estilo de vida e alimentação ela disse: “You see? It has to come from inside, and do not be afraid to fail.”

Nessa hora caiu a ficha: como uma advogada vira cozinheira? Uma pesquisadora ambiental vira empreendedora? É, a mudança vem de dentro, e não, a gente não pode ter medo. Obrigada, Eileen. ♥

yonanas sorvete cozinho logo existo 5

Vamos à receita? 

Inspirada pelos sorvetes incríveis que experimentei, criei essa receita com ingredientes que já tinha em casa, no congelador! Já falei sobre como é prático manter sempre algumas bananas no congelador, pra poder fazer um sorvetinho, bater um smoothie ou incrementar o suco verde, eu faço isso sempre!

Uma coisa maravilhosa: dá pra fazer uma quantidade boa quantidade de sorvete e guardar no congelador, tirar uma bolinha no meio da tarde e lanchar, ou servir como sobremesa. Fiz essa versão e rendeu uma porção que serve até 3 pessoas: por ser fruta pura, pelo menos pra mim, é difícil comer a quantidade que eu comeria de um sorvete comum, o que é ótimo! Amo caju e a textura do côco fresco deixou a combinação super interessante!

yonanas sorvete de bananas caju e coco


Sorvete de Bananas, Caju e Côco:

  • 5 bananas congeladas
  • 2 cajus congelados
  • 1/2 xícara de pedaços de côco fresco congelado (pode usar flocos de côco congelados)
  1. Retire os ingredientes do congelador e aguarde 2 minutos.
  2. Passe todos os ingredientes pela Yonanas.
  3. Sirva imediatamente.
  4. Se não servir na hora, guarde em um recipiente bem vedado no congelador.

yonanas sorvete cozinho logo existo 7

Dicas:

– Tire as frutas do congelador e aguarde 2 minutos, é só pra quebrar um pouquinho o gelo.

– Se você deixar elas descongelarem demais, vai acabar com uma papinha, ao invés de sorvete, então tem que prestar atenção na hora de colocar as frutas: nem dura feito um bloco de gelo, nem molenga demais.

– Na hora de servir, pode salpicar com castanhas de caju picadas, um fio de melado e folhas de hortelã.


Esse não é um publieditorial. O produto foi enviado com carinho pela Assessoria e utilizado nesse post porque está em sintonia com o que acredito e eu realmente recomendaria aos meus leitores. ♥♥♥  

Você também irá gostar de ler:

2 Comentários

  • Reply
    Joanne
    29/06/2015 at 10:15 am

    Manu, onde você comprou a sua yonanas?

    • Reply
      Claudia Caori Yuda
      30/07/2015 at 1:21 pm

      No Shoptime tem em diversas cores.

    Deixe um comentário