Receitas/ Sobremesas

Torta de Bananas e Aveia

Não importa se é inverno ou verão: às vezes, tudo o que você quer é uma sobremesa quente e docinha, pra acompanhar o café da tarde.

Numa tarde de TPM saíram essas tortinhas. Veganas, tá? Sem ovo, leite, manteiga ou mel. Ah, também são feitas sem açúcar refinado: o docinho vem das bananas e de um toque de melado de cana.

Já pode morrer de amores. ♥

Preferi fazer mini versões pois achei que iam ficar fofas, mas você pode fazer a torta em uma travessa maior e servir de sobremesa ou lanche da tarde, bem quentinha.


Sobre aveia e glúten.

Tradicionalmente, a aveia não possui glúten, mas como costuma ser processada em locais onde ocorre o processamento de grãos/ingredientes que contém glúten (como o trigo, por exemplo), considera-se, por questões de segurança, que ela contém glúten em razão da contaminação cruzada.

Nada com o que se preocupar – exceto se você possuir doença celíaca. Nesse caso, recomendo que procure uma Aveia certificada sem glúten, como a da Monama. Entrei em contato com a Monama e eles me explicaram que a aveia que eles comercializam é fabricada fora do país, e o produtor somente planta, colhe e processa aveia – sem risco da chamada contaminação cruzada!


Dá uma olhadinha nos extras, no fim da receita, pra fazer variações bacanas dessa delícia!

É uma receita muito, muito, muito fácil. Basicamente você mistura tudo e taca no forno pra dourar.

Como ela fica muito gostosinha, vale avisar: cuidado pra não exagerar, hein?

Os ingredientes são super do bem, mas não adianta se empanturrar de comida boa (cheia de nutrientes) e ficar sentadinho no sofá: tem que se mexer, fazer a energia circular, oxigenar o cérebro, a vida, a alma! ♥

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Torta de Bananas e Aveia:

  • 1 1/2 xícara de aveia grossa
  • 1 1/2 xícara de leite vegetal (aqui tem receitas de leite de amêndoas, côco e castanha do pará)
  • 2 bananas grandes amassadas
  • 1 colher de sopa de melado (bem cheia)
  • canela a gosto (usei 1 colher de café)
  • óleo de côco para untar a travessa
  • bananas em rodelas (para decorar/rechear as tortas)
  • amêndoas em lâminas (para decorar)
  1. Em uma panela, juntar aveia, leite vegetal, bananas amassadas, canela, melado e aquecer até ferver.
  2. Abaixar o fogo e cozinhar por mais 3 minutos.
  3. Untar as travessas (ou uma travessa maior) com óleo de côco e dispor a mistura, às colheradas: pode colocar metade da massa, rechear com as bananas em rodelas, salpicar com canela e completar com o restante da massa.
  4. Enfeitar com as bananas em rodelas e assar por 40 minutos em forno pré aquecido a 180º.
  5. Aumentar a temperatura para 200º, salpicar as amêndoas laminadas (ou castanhas de sua preferência) e deixar por mais uns 10 minutos, até ficarem tostadinhas.
  6. Retirar do forno, espere esfriar um pouco e sirva com café ou chá.

Extras: 

  • Acrescente passas, cranberries ou damascos picadinhos à massa.
  • Se não quiser usar melado, bata 3 tâmaras (sem caroço) com o leite vegetal antes de cozinhar a aveia.
  • Para um toque especial de temperos, adicione 1 ou 2 cravos quando for cozinhar a aveia e retire quando for assar.
  • Se quiser fazer uma versão “recheada”, coloque metade da massa, distribua fatias de banana, salpique canela e cubra com o restante da massa. Essa é a minha versão preferida!!!

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2 Comentários

  • Reply
    Ni
    04/03/2015 at 1:00 pm

    Oi Manu,
    Certeza que farei essa receitinha essa semana, inclusive estou salvando varias receitinhas na minha “nuvem”, e que receitas essas que vc divide conosco heim, são ótimas, super fáceis e deliciosas! 😉 Obrigada.

    Bjkas

    • Reply
      Manu Alves
      04/03/2015 at 5:38 pm

      Oi Ni!
      Obrigada pelo comentário! =)
      Bjos e faça sim! Qualquer dúvida, pergunta!

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